Economia

Empresa australiana encaixa 61 por cento do leilão de Abril

A mineradora australiana Lucapa Diamond Company (LDC), que com as angolanas Endiama e Pétalas e Rosas explora a mina do Lulo, na Lunda-Norte, anunciou um encaixe de 10,5 milhões de dólares no leilão de pedras especiais promovido pela Sodiam em Abril, o que corresponde a quase 62 por cento da licitação de 17 milhões de dólares.

08/05/2024  Última atualização 12H15
Uma das pedras especiais licitadas tinha mais de 200 quilates © Fotografia por: | EDIÇÕES NOVEMBRO

A companhia de capitais australianos declarou ter vendido um trio de diamantes da mina aluvial do Lulo que totalizava um peso de 362 quilates, à média de 29 mil dólares por quilate, de acordo com a Interntional Diamond Exchange (IDE), uma plataforma internacional de negociação.

Os três diamantes pesavam 203, 116 e 42 quilates, todos identificados como pedras do tipo IIa, sendo que o maior dos três representa o quinto maior alguma vez recuperado da mina. A venda, segundo a publicação, segue-se à licitação de uma série de pedras de alta qualidade encontradas na mina nos últimos meses, incluindo um outro diamante de 203 quilates recuperado em Março do ano em curso e um diamante de 235 quilates recuperado em Novembro de 2023 (o segundo maior descoberto na mina).

No total, mais de 40 diamantes com peso superior a 100 quilates e quatro com peso superior a 200 quilates foram encontrados na mina, onde a australiana detém uma participação de 40 por cento, com o restante capital repartido entre a estatal Endiama e a Pétalas e Rosas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia