Sociedade

Encerrada a última fase de ingresso em Luanda

A última fase do concurso público de ingresso externo para professores na província de Luanda encerrou hoje, com a assinatura dos contratos, títulos e despachos de provimento pelo Ministério da Educação (MED), de acordo com a calendarização das etapas do evento do Governo Provincial de Luanda (GPL).

16/02/2024  Última atualização 12H06
Vários jovens podem ver realizado o sonho de ser professor © Fotografia por: João Gomes| Edições Novembro

Segundo o documento ao qual o Jornal de Angola teve acesso, o prazo para a entrega e conclusão dos processos individuais dos concorrentes admitidos terminou no dia 24 de Janeiro. Este procedimento, conforme consta no calendário das etapas do concurso público para professores do ensino primário e secundário na província de Luanda, teve início no dia 26 de Dezembro.

De acordo com a presidente da comissão de júri, Philomene Carlos, nem todos os novos docentes já formalizaram a documentação exigida, que inclui a apresentação de um requerimento dirigido à ministra da Educação, o certificado de habilitações original, duas fotografias do tipo passe, documento emitido pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), Número de Identificação Fiscal (NIF), Número Internacional de Conta Bancária (IBAN) e junta médica para os candidatos com deficiência.

Foram admitidos apenas 855 docentes

Philomene Carlos revelou que a primeira fase do evento teve início em Setembro, com as inscrições dos candidatos para o preenchimento das 855 vagas, e encerrou em 17 de Outubro, seguida pela publicação das listas provisórias dos concorrentes elegíveis. Os testes escritos foram realizados a 10 de Novembro em algumas escolas dos nove municípios da província.

A presidente do júri e directora do Gabinete Provincial da Educação de Luanda informou que a vaga para a realização do concurso público de ingresso externo no regime especial do sector da Educação resultou dos fundos salariais gerados no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE) para docentes do ensino primário e secundário.

A comissão de júri de ingresso para professores do ensino primário e secundário da capital do país foi criada pelo Governo Provincial de Luanda (GPL) e é presidida por Philomene José Carlos. Carlos Kiomboleca, Francisco Cassule, José Domingos, Samuel Sambo e Ângelo dos Santos são os outros membros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade