Política

Encerrada preparação combativa das tropas em Cabinda

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

A manobra táctica de batalhão, no âmbito da Preparação Combativa, Educativa e Patriótica de 2023-2024, encerrou, sexta-feira, na província de Cabinda, num acto testemunhado pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Altino dos Santos.

03/02/2024  Última atualização 10H16
FAA, na Preparação Combativa, Educativa e Patriótica © Fotografia por: Edições Novembro
O treino militar envolveu Forças Especiais das FAA, Polícia de Intervenção Rápi- da, Guarda Fronteira e da Ordem Pública. Decorreu na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, na localidade do Ntó, 16 quilómetros a Sul da cidade de Cabinda, com o objectivo de preparar as tropas para eventuais situações de perigo.

Durante este exercício, os efectivos foram instruídos a aperfeiçoarem os níveis de actuação de acordo com o contexto do momento. Para o êxito da manobra com efeitos de tiro real de peças de infantaria do Exército e Aviação, foram usados dois helicópteros da Região Aérea Norte, tanques, meios de artilharia terrestre e defesa antiaérea.

Na ocasião, o chefe do Estado-Maior General das FAA, Altino dos Santos, destacou a importância da preparação das tropas, considerando oportuno o mo- mento, por ter permitido avaliar o nível de prontidão combativa e das tarefas tácticas obtidas durante a formação de 10 meses.

"Este exercício faz parte do cumprimento de um programa de instrução e preparação combativa das forças, cujo final das acções termina agora com a realização de uma manobra militar”, notou o general de Aviação.

Segundo Altino dos Santos, a realização da manobra militar é o culminar de um período de preparação das tropas, iniciado a 1 de Março de 2023 e que terminou a 31 de Janeiro deste ano.

Quanto à situação político-militar em Cabinda, o chefe do Estado-Maior  General das FAA considerou calma, acrescentando não haver indícios que possam deixar as forças preocupadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política