Economia

Energia e Águas constata níveis das Obras de Caculo Cabaça

As Obras do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, na província do Cuanza-Norte, foram visitadas, quinta-feira, pelo ministro da Energia e Águas.

02/02/2024  Última atualização 08H37
Ministro da Energia e Águas trabalhou, ontem, no Cuanza-Norte © Fotografia por: DR
João Baptista Borges foi à  barragem com o objectivo de avaliar as obras, níveis de execução e também presidir à reunião do Comité de Direcção e Monitorização da empreitada.

Acompanhado de quadros do sector, o ministro participou de uma visita guiada demorada às obras da barragem.

De acordo com o documento enviado às redacções, "é importante lembrar que a barragem de Caculo Cabaça tem 113 metros de altura e terá 2.172 MW de capacidade nominal, distribuída por duas centrais. A albufeira é de 92,6 hm3 de volume útil, equipada com cinco grupos e o circuito hidráulico com capacidade nominal de 1100 m3/s”.

O mesmo documento refere ainda que o empreendimento compreende também duas subestações eléctricas de 400 kV e 220 kV associadas à central principal e ecológica, respectivamente.

"A empreitada geral do projecto é constituída por três grandes componentes: Desvio provisório do rio; obra civil principal; fornecimento, montagem e comissionamento dos equipamentos electromecânicos. O prazo de construção é de 80 meses. De realçar, igualmente, que este empreendimento enquadra-se no programa de reforço da capacidade de produção de energia eléctrica no país”, escrevem.

Em Maio de 2023, o Presidente da República, João Lourenço, accionou o botão que marcou o momento simbólico do desvio do rio. Relativamente à mão-de-obra em serviço, do total de 2.598 trabalhadores, 84,26 por cento são nacionais e 15,74 por cento são expatriados. A construção da empreitada teve início em Agosto de 2017 e prevê-se o início da produção comercial em 2026.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia