Mundo

Equipa de Biden reformula estratégia para derrotar Trump

Os estrategos do Presidente dos EUA, Joe Biden, estão a rever os planos para a sua campanha de reeleição, perante fracas prestações nas sondagens e crescentes preocupações com a sua acuidade mental, noticiou, sábado, a Lusa.

11/02/2024  Última atualização 07H35
© Fotografia por: DR

Esta semana, um procurador especial – que investigou o caso dos documentos confidenciais guardados irregularmente por Biden nas suas residências – apresentou um relatório em que retrata o Presidente como "um idoso, bem-intencionado, com uma má memória”.

O relatório ilibou Biden de responsabilidades, mas tocou no ponto mais delicado do candidato democrata a um segundo mandato, depois de as sondagens terem indicado que a maioria dos norte-americanos considera Biden, de 81 anos, como demasiado velho para continuar na Casa Branca.

Horas depois de o relatório do procurador especial ter sido conhecido, Biden apareceu numa conferência de imprensa indignado com a forma como tinha sido retratado, especialmente por o documento revelar que, durante o interrogatório da investigação, não fora capaz de se lembrar da data da morte do seu próprio filho (vítima de um cancro, em 2015).

Mas, muito antes deste relatório, os estrategos de Biden já tinham decidido abandonar o plano inicial de campanha – que, basicamente, determinava uma abordagem relaxada, à semelhança de outras candidaturas de um incumbente – e refazer a estratégia para tentar evitar uma vitória de Donald Trump, o cada vez mais provável candidato republicano.

O novo ‘playbook’ (livro de regras) de Biden aposta em multiplicar exponencialmente o número de iniciativas de campanha, de pequena dimensão, como visitas a feiras e escolas, reuniões com pequenos grupos de profissionais de diferentes áreas; aumentar a visibilidade do Presidente nas redes sociais; e evitar aparições em grandes comícios ou grandes eventos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo