Sociedade

Equipas de combate à cólera estão a trabalhar em Malanje

Francisco Curihingana | Malanje

Jornalista

A Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Cólera em Malanje reuniu, na segunda-feira, para traçar as melhores medidas de estancar a propagação da doença, que está a afectar a população nas vizinhas Repúblicas da Zâmbia e do Congo Democrático.

31/01/2024  Última atualização 12H21
Governador Marcos Nhunga © Fotografia por: Edições Novembro
No encontro, o governador Marcos Nhunga considerou fundamental criar medidas mais fortes para impedir a ocorrência de casos no país. "É essencial que as equipas entrem já em acção, na mobilização e sensibilização da população, em especial nos municípios de Massango e Marimba, que fazem fronteira com a vizinha República Democrática do Congo”.

O vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, alertou para a importância do engajamento de todos, por haver uma partilha da fronteira, já que muitos habitantes locais recorrem, regularmente, ao Congo Democrático em busca de tratamento médico.

Para o director do Gabinete Provincial da Saúde, é importante o reforço das medidas, através do envolvimento dos parceiros e Organizações Não-Governamentais. "Depois de amanhã uma equipa de vigilância epidemiológica vai se deslocar até à comuna de Kinguengue, para avaliar a situação local, dada a proximidade com o Congo Democrático”, frisou.

José Ribeiro considerou, igualmente, fundamental mobilizar a população para a cultura das latrinas, a higienização das mãos, assim como a segurança e higiene dos alimentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade