Cultura

Escritor Revelação Henrique recebe prémio

Os vencedores da primeira edição do concurso literário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) denominado “Angola Lê”, receberam, quinta-feira, na cidade do Huambo, os respectivos prémios.

04/02/2024  Última atualização 10H31
Vencedor (à esquerda), recebe o cheque nas mãos do promotor © Fotografia por: DR

O autor brasileiro Gustavo Rodrigues de Sousa Javarini, conquistou o primeiro lugar, com a obra "Harmonia Intercultural entre Angola e Brasil”, e recebe um milhão de kwanzas. O angolano Henrique Pefico, com o livro "Um Novo Amanhecer”, venceu a categoria de Escritor Revelação, e recebeu 500 mil kwanzas.

O primeiro classificado do concurso, realizado no período de 20 de Novembro a 20 de Dezembro de 2023, tem, ainda, o direito de edição e publicação gratuita de 100 exemplares do livro com o qual conquistou o prémio, para além da medalha e certificado de mérito. O Escritor Revelação poderá editar 50 exemplares da obra.

O mentor do projecto, Nituecheni Africano, disse que o concurso contou com a participação de dois mil e 54 escritores da CPLP, dos quais 789 foram concorrentes,  com idades compreendidas entre 18 e 35 anos, cujo objectivo é promover e dar oportunidade aos jovens mostrarem o potencial.

Nituecheni Africano  disse ser um incentivo à produção literária, para o reforço da literatura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nituecheni Africano assegurou estar a trabalhar na segunda edição do prémio, que deverá acontecer em Outubro do corrente ano, para possibilitar a participação de talentos que nunca tiveram o privilégio de publicar livros no mercado literário nacional e internacional.

O Escritor Revelação do prémio, Henrique Pefico, de 23 anos de idade, natural da província do Huambo, referiu ser um troféu conquistado com bastante dedicação, tendo em conta que participaram 789 autores de diversos países da CPLP.

Pediu que mais organizações nacionais e internacionais apostem nos talentos de jovens escritores, para o engrandecimento da cultura mundial, que precisa de vários apoios.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura