Política

Especialistas da SADC discutem factores para a industrialização

Altos funcionários dos 16 países que integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) começam, segunda-feira, em Luanda, a discutir os principais factores para a industrialização da região.

03/03/2024  Última atualização 07H28
© Fotografia por: DR

O evento, que termina no dia 11 com a reunião do Conselho de Ministros, está enquadrado na presidência rotativa de Angola, iniciada em Agosto do ano passado.

Sob o lema "Capital Humano e Financeiro: Os Principais Factores para a Industrialização Sustentável da Região da SADC”, o evento está alinhado aos objectivos da criação da organização, em 1992, de reforçar a cooperação e integração social e económica da região, para além do intercâmbio em matérias de política e segurança.

Ao assumir a liderança da SADC, o Presidente João Lourenço pediu trabalho afincado dos Estados-membros para o cumprimento das acções constantes do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional, que estabelece uma agenda de desenvolvimento sustentável nas áreas social, económica, política, governativa e de segurança, além de outros projectos prioritários.

Os trabalhos do Conselho de Ministros da SADC vão ser orientados por Téte António, na qualidade de presidente em exercício do órgão. O Conselho de Ministros fiscaliza o funcionamento e o desenvolvimento da SADC e garante a execução das políticas e decisões. O Conselho integra Ministros, por regra, de tutela das Relações Exteriores, dos Negócios Estrangeiros e das Relações Internacionais, do Planeamento Económico, das Finanças ou do Comércio, dos 16 Estados-membros da SADC, e reúne-se duas vezes por ano, nomeadamente em Março e em Agosto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política