Sociedade

Especialistas pedem redobrar dos cuidados com as doenças de foro respiratório agudo

Madalena Quissanga

Jornalista

Mais de 938 casos de complicações respiratórias agudas foram diagnosticados em oito urgências hospitalares de Luanda, mais 90 casos em relação ao período anterior, em que se registaram 848 ocorrências nas principais unidades sanitárias da capital do país.

02/04/2024  Última atualização 08H14
Após o melhoramento do quadro clínico, o paciente continua a ser assistido em tratamento ambulatório pelos técnicos © Fotografia por: DR

Os dados são dos Hospitais Municipal do Zango 2, Talatona, Hospital Geral de Luanda, Municipal de Cacuaco, Cazenga, Geral Especializado do Kilamba Kiaxi, Viana e dos Centros de Saúde do Sambizanga e Samba.

De acordo com o médico interno António Tomás, o Hospital Municipal do Zango 2 atende em média 100 pacientes com doenças respiratórias agudas. "As doenças que acometem o sistema respiratório são inúmeras” , acrescentou, além de adiantar que estas patologias podem ser divididas em grupos, podendo ser de trato respiratório de forma alérgica.

O especialista adiantou que entre as doenças de foro alérgico constam a renite, sinusite, crise asmática e as infecciosas. "A maior parte dos pacientes que acorre às urgências, já vem numa fase avançada da tuberculose pulmonar, apresentando dificuldade respiratória, em alguns casos precisando de um suporte de oxigénio e com complicações no sistema imunológico, ou desnutrição”, lamentou, adiantando que nestes casos começam com tratamentos de internamento compensado. "Após o melhoramento do quadro clínico, o paciente continua a ser assistido em tratamento ambulatório”

O Hospital, disse, assistiu em 72 horas 20 pacientes com doenças respiratórias agudas, 21 com hipertensão arterial, 20 com diarreias agudas, 18 com gripe e 696 com malária. A unidade sanitária, realçou, atendeu um total de 1.189 utentes.

 
Samba

A equipa médica do Centro de Saúde da Samba registou na semana passada 94 casos de doenças respiratórias agudas, 162 de febre, 187 de malária, 59 doenças diarreicas agudas e 15 de hipertensão arterial, nos 2.956 utentes que procuraram por  assistência médica, informou, ontem, a directora clínica

Rosa Manuel deu a conhecer que nas consultas externas foram atendidos 178 pacientes em nutrição, 112 em estomatologia, 52 em oftalmologia e 22 em psicologia.

 
Sambizanga

No banco de urgência do Centro de Saúde do Sambizanga foram atendidos 447 pacientes, dos quais 30 foram diagnosticados com doenças respiratórias agudas, 27 com diarreias agudas, 131 com má nutrição e 380 com malária.

A directora clínica do hospital, Augusta Chandicua, explicou que, em outros serviços, foram assistidos 107 adultos nas consultas de clínica geral, 86 em pediatria e 174 nas consultas externas.

 
Neves Bendinha

O Hospital Geral Especializado Neves Bendinha assistiu um total de 48 pacientes no banco para pacientes com queimaduras, dos quais 26 adultos e 22 crianças, informou a directora clínica.

Antonieta Guilherme adiantou que destes pacientes, 17 internaram pela gravidade das lesões das queimaduras. Quanto às causas, a médica frisou que os acidentes domésticos continuam a dominar com 39 ocorrências, a maioria provocadas por líquidos ferventes.

No banco de traumas, a médica disse que foram observados 48 pacientes. Em relação ao banco de medicina, para assistência primária, a especialista disse que deram entrada 497 pacientes, dos quais 32 internaram.

 
Talatona

O Hospital Municipal de Talatona atendeu um total de 595 pacientes.

De acordo com a chefe do banco de urgência, as patologias com mais ocorrências foram a malária com 162 casos, febre 66, doenças de trato respiratório 53 e diarreicas agudas 17. Isabel Rodrigues avançou que em pediatria foram atendidos 206 pacientes.


Médicos reiteram aposta nos cuidados primários de saúde

O Hopital Josina Machel  continua a receber pacientes graves vítimas de pneumonia e broncopneumonia, informou, ontem, a directora clínica da instituição, Verónica Lázaro, para quem é lamentável o facto de muitos pacientes, com problemas respiratórios graves, chegarem ao hospital em estado crítico.

As idades da maioria, referiu, variam entre os 15 e 25 anos. "Muitos vêm de outras unidades sanitárias já em estado grave”, adiantou, acrescentando que além da malária, outras patologias frequentes registadas no banco de urgência de Medicina são os Acidentes Vasculares Cerebrais, a hipertensão arterial e tuberculose pulmonar.

Camama

O Hospital Geral de Luanda assistiu, na semana passada, 8.254 pacientes, dos quais 693 tiveram alta, de acordo com o director clínico, Magalhães Sobrinho. O hospital, realçou, diagnosticou 1.256 casos de malária, 340 de doenças respiratórias agudas, 117 de hipertensão e 99 de diarreia.

A área de Ortopedia do hospital assistiu 355 casos de queda, 159 de acidentes de viação, 111 de agressão física, 51 de atropelamento, 64 ferimentos provocados por arma branca e dez por armas de fogo.

 
Cacuaco

A equipa médica do Hospital Municipal de Cacuaco observou, na semana finda, 4.116 pacientes, sendo 2.511 nas consultas externas e 1.688 nos bancos de urgência.

De acordo com a directora-geral da unidade sanitária, Anizeth Cutatela, no mesmo período foram diagnosticados 571 casos de malária, 64 de diarreia, 37 de hipertensão e 17 de doenças respiratórias agudas.

 
Cazenga

Um total de 891 pacientes foram observados nos bancos de urgência de Pediatria, Medicina, Cirurgia e Maternidade do Hospital Municipal do Cazenga, informou, ontem, a directora-geral da instituição, Nilsa Sousa.

 
Kilamba Kiaxi

O Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi assistiu, na semana passada, 4.968 pacientes, dos quais 1.036 crianças.  De acordo com a directora clínica, Rosa André, as patologias que mais afectaram as crianças foram a malária, com 230 casos, as doenças respiratórias agudas, com 174, e diarreia, com 157 casos.

 
Viana

O Hospital Materno Infantil Mãe Jacinta Paulino atendeu 1.607 pacientes em todo o hospital, disse a directora-geral, Filomena Bessa. A médica referiu que as principais patologias foram a malária, com 677 casos, as doenças respiratórias agudas, com 179, e diarreia, com 99.

Engrácia Francisco


QUADRO CLÍNICO
Tuberculose confundida com malária

Gaspar Lopes, de 34 anos, pai de seis filhos, mora no bairro Benfica. Padece de tuberculose pulmonar e é um paciente em tratamento de regime ambulatório, no banco de medicina interna do Hospital Municipal Zango 2, na área de Tisiologia.

A doença, conta, contraiu numa oficina de mecânica, através de contacto directo com produtos químicos. "No princípio sentia cansaço, febre, perda de apetite, dor de cabeça e nas articulações, mal-estar e tosse. O quadro piorou e quando deparei já estava sob os cuidados médicos”. 

O médico de medicina interna António Tomás, do Hospital Municipal do Zango 2, explicou que Gaspar Lopes deu entrada com um estado clínico grave. "Foi prestada a assistência médica e medicamentosa. Na altura, o paciente deu entrada no banco de urgência com febre, dor muscular e tosse. Além de ter dado entrada inconsciente, ele teve uma convulsão que a princípio associámos à febre que apresentava. Como também foi diagnosticado com malária, o tratamos para essa doença”.

 Mas no discurso da evolução da doença, lembrou, o paciente teve uma insuficiência respiratória. "Quando avaliamos, era uma tuberculose pulmonar que havia adquirido na comunidade”.

"Pelo tempo que esteve nos cuidados intensivos, o quadro clínico melhorou. Actualmente o doente está estável, a cumprir o período de tratamento com antibiótico e teve uma evolução satisfatória”, realçou.

António Tomás explicou que doenças respiratórias agudas, em geral, são doenças que podem afectar estruturas ou órgãos do sistema respiratório.

Quanto aos sintomas, o especialista explicou que podem começar com tosse.

"A tosse pode conter escarro ou não, assim como estar associada a uma dor torácica. O sintoma mais clássico da doença é a dificuldade respiratória”, frisou.

O especialista esclareceu que para prevenir os pacientes devem fazer a higienização dos espaços circundantes e usar máscara facial.

Madalena Quissanga

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade