Mundo

Estados Unidos criam porto na costa de Gaza

Quatro navios dos Estados Unidos da América podem chegar, dentro de um mês, a costa de Gaza, depois de partirem da Virgínia, na terça-feira, com toneladas de equipamentos e partes de um cais de aço, com o objectivo de construir um porto flutuante de descarga de ajuda aos palestinianos.

14/03/2024  Última atualização 12H36
Navios com a estrutura de aço já partiram do estado da Virgínia © Fotografia por: DR
O projecto representa um esforço dos EUA para expandir a entrega de alimentos e outros bens civis, enquanto a guerra de Israel contra o Hamas se arrasta, segundo a imprensa norte-americana, citada pela plataforma ocidental Notícias ao Minuto.

Os navios saíram das docas da Base Conjunta Langley-Eustis e desceram o rio James em direcção ao Oceano Atlântico para uma viagem de um mês até ao Mar Mediterrâneo. O local, ao longo da costa de Gaza, onde será construída a doca flutuante, ainda não foi partilhado com o público. 

Desde que os militantes do Hamas atacaram Israel, a 7 de Outubro, as Forças Armadas Israelitas têm fustigado o território de Gaza, matando, segundo as estimativas das autoridades de Saúde da Faixa de Gaza, mais de 30 mil palestinianos e envolvendo o enclave numa catástrofe humanitária. A ONU afirma que praticamente todos os 2,3 milhões de habitantes de Gaza estão a lutar para encontrar alimentos. Mas, o acesso da ajuda humanitária à zona tem sido difícil, devido às hostilidades em curso e às dificuldades de coordenação com o exército israelita, que bloqueou as rotas e atrasou as entregas com inspecções.

O mais recente plano do Pentágono prevê que as Forças Armadas dos EUA construam o que se designa por sistema modular de vias de comunicação. Assim, ao largo da costa, o exército norte-americano construirá uma plataforma flutuante, onde os navios vão descarregar  contentores de ajuda humanitária. Depois, será transferida para uma cadeia de secções de aço do passadiço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo