Mundo

Estratégia de combate à Covid-19 permite enfrentar outras crises

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde destacou, terça-feira, o trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19, sublinhando que as "lições" tiradas servirão para enfrentar situações complicadas de saúde pública no futuro, e reconheceu a importância da diáspora e dos parceiros internacionais na implementação da estratégia.

13/03/2024  Última atualização 06H05
Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva destaca o papel da diáspora e dos parceiros internacionais no período da Covid-19 © Fotografia por: DR
Ulisses Correia e Silva, citado pela Lusa, falava na cerimónia evocativa dos quatro anos de declaração da OMS sobre pandemia da Covid-19, que durou até Maio de 2023 e provocou cerca de 400 mortes no país.

"Nunca o sistema político e a administração pública cabo-verdiana foram tão eficientes como nesse período. Agora é uma lição: não precisamos de crises para sermos eficientes, para termos bons resultados e acelerarmos os processos", declarou.

O chefe do Governo recordou que "nunca" o país teve tanta produção legislativa como no período mais intenso da pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021, e que não tomou nenhuma medida de restrição sem leis.

"O sistema de saúde respondeu bem, houve crescimento do digital, e que, agora, o país está a recuperar e a tirar lições para estar preparado, por exemplo, contra as alterações climáticas”.

Na mesma cerimónia, a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza, sublinhou, igualmente, o "exemplo" dado pelo arquipélago, ao qual pediu para replicar o trabalho feito no combate à Covid-19 e na eliminação da malária para acabar com a dengue. "O sistema de saúde hoje está mais forte, mais resiliente. A pandemia mostrou como é importante um sistema de saúde forte, com vigilância sanitária robusta e serviços de saúde de qualidade", disse.

Apesar de a dengue não ser uma doença com muita incidência em Cabo Verde, o Primeiro-Ministro disse que "o facto de o país ter sido classificado, em Janeiro, como país livre da malária, que também é transmitida por mosquito, é uma boa indicação para contar com todos para a erradicação da doença”.

 "A grande vitória no combate à Covid-19 foi [baseada em] muita mobilização social. Não foram só leis, não foi só o Governo, foram as comunidades, as igrejas, as pessoas que se envolveram para encontrar e dar resposta, e isto é importante para qualquer epidemia ou pandemia", afirmou Ulisses Correia e Silva.

Numa mensagem em vídeo, o presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, disse que a resposta de Cabo Verde foi "uma das mais eficazes" de África e que é preciso usar tais exemplos para a preparação face a eventuais novas pandemias.

Conferência sobre estatuto da mulher

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire, participa, em Nova Iorque, na 68ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW) das Nações Unidas, o segundo maior evento no calendário da ONU, depois da Assembleia Geral.

O encontro, que decorre sobre o tema "Acelerar a concretização da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas, combatendo a pobreza, promovendo e reforçando as instituições e o financiamento com uma perspectiva de género”, visa debater questões de aceleramento e concretização da estratégia.

A CSW desempenha, nesse âmbito, um papel crucial na documentação das realidades ao redor do mundo. Criada em 1946, a Comissão sobre o Estatuto da Mulher é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de género e ao empoderamento feminino.

O ministro cabo-verdiano Fernando Elísio Freire vai presidir, também, a mesas redondas ministeriais, onde reafirmará o compromisso político em relação à igualdade de género, com foco na redução da pobreza e desenvolvimento profissional, bem como dos direitos humanos, a fim de garantir o engajamento, ao mais alto nível, e a visibilidade das deliberações da Comissão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo