Cultura

Estudantes da Faculdade de Artes recebem apoios para projectos

Gil Vieira

Jornalista

Os estudantes da Faculdade de Artes, da Universidade de Luanda (UniLuanda), vão receber, a partir de quinta-feira, apoios para projectos artísticos da Sociedade Mineira Yetwene.

07/03/2024  Última atualização 13H10
© Fotografia por: DR

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola pelo assessor de imprensa da UniLuanda, Milton Neto, tendo informado que vão celebrar um protocolo de cooperação académico-cultural.

Segundo Milton Neto, o acordo vai estabelecer, entre as instituições, uma relação de cooperação, no domínio da formação de jovens para assegurar a realização de actividades e iniciativas destinadas à identificação, estudo, conservação, valorização e divulgação do património histórico e cultural nacional.

Milton Neto assegurou que a intenção da parceria assenta, igualmente, nas áreas de produção, troca de experiências, programas de superação, promoção de actividades e intercâmbio, com o objectivo de promover actividades culturais e artísticas.

As instituições, continuou, pretendem com a parceria, fomentar a troca de experiências profissionais, através da concessão de estágios, bem como lançar os alicerces para um estudo alinhado à conservação e preservação do património cultural material, imaterial e artístico, especialmente o relacionado com o grupo sociolinguístico Cokwé.

Esta parceria, de acordo ainda com Milton Neto, destaca-se por ser única, do ponto de vista do pragmatismo e do simbolismo. "A Sociedade Mineira do Yetwene e a Faculdade de Artes demarcam-se, assim, pela positiva, demonstrando a importância dada ao resultado da intersecção entre a cultura e a academia, a médio e longo prazo para a solidificação da identidade nacional”, disse.

Milton Neto afirmou que o momento é importante para a UniLuanda, acrescentando que os estudantes devem aproveitar ao máximo a oportunidade. O responsável apelou  a outras companhias a seguirem o caminho da Yetwene, por considerar importante para se alavancar a arte em Angola e a cultura, em geral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura