Mundo

EUA aplica sanções contra dirigentes zimbabweanos

Os Estados Unidos da América anunciaram, na segunda-feira, sanções económicas contra 11 altos responsáveis zimbabweanos, entre os quais o Presidente da República e três entidades do Zimbabwe, por alegada corrupção e “graves” violações de Direitos Humanos.

05/03/2024  Última atualização 10H20
© Fotografia por: DR

De acordo com a Lusa, o Gabinete de Controlo de Activos Estrangeiros do Departamento do Tesouro impôs sanções, nomeadamente, a Emmerson Mnangagwa e à sua esposa, Auxillia, ao Vice-Presidente, Constantino Chiwenga, e ao general brigadeiro na reserva Walter Tapfumaneyi.

Mnangagwa é acusado de proteger contrabandistas de ouro e diamantes que operam no Zimbabwe, de dar instruções a funcionários do Governo para facilitar a venda de ouro e diamantes em mercados ilícitos e de aceitar subornos em troca dos seus serviços, entre outros crimes.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, também assinou, ontem, uma ordem executiva que põe termo à emergência nacional no Zimbabwe e revoga as sanções específicas contra o país, em vigor desde 2003, no âmbito da lei que lhe permite impor punições a indivíduos de nacionalidade estrangeira suspeitos de violarem os Direitos Humanos.

O subsecretário do Tesouro, Wally Adeyemo, disse que as alterações ao regime de sanções do Zimbabwe "destinam-se a deixar claro o que sempre foi verdade”, ou seja, que as sanções norte-americanas "não se destinam a visar o povo do Zimbabwe”.

"Hoje estamos a reorientar as nossas sanções para alvos claros e específicos: A rede criminosa de funcionários públicos e empresários do Presidente Mnangagwa, que são os principais responsáveis pela corrupção e pelas violações dos direitos humanos contra o povo do Zimbabwe”, declarou, citado pela Associated Press (AP).

Em resposta às sanções, o porta-voz do Governo do Zimbabwe, Nick Mangwana, escreveu na rede social X que, "enquanto os dirigentes estiverem sujeitos a sanções, (...) todos (estão) sujeitos a sanções. E enquanto os membros da Corporate Zimbabwe estiverem sob sanções, (o país está) sob sanções”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo