Mundo

EUA destrói míssil dos rebeldes huthis

Os Estados Unidos destruíram no Iémen um míssil terra-ar dos rebeldes huthis, que constituía uma "ameaça iminente" para os aviões norte-americanos que asseguram a navegação no Mar Vermelho e na região do Médio Oriente, anunciou, sábado, o Comando Militar dos EUA para o Médio Oriente (Centcom).

03/03/2024  Última atualização 10H21
© Fotografia por: DR

As forças norte-americanas conduziram, na sexta-feira, "um ataque de autodefesa contra um míssil terra-ar que estava pronto para ser lançado a partir de áreas controladas pelos huthis no Iémen", afirma-se numa publicação do Centcom na rede social X.

O míssil representava "uma ameaça iminente para os aviões norte-americanos na região", afirmou o comando, sem dar mais pormenores. No mesmo dia, os huthis lançaram um míssil anti-navio que caiu no Mar Vermelho sem danificar embarcações, disse a mesma fonte.

O grupo xiita, apoiado pelo Irão, tem atacado, desde Novembro do ano passado, navios que acreditam estar ligados a Israel, alegando agir em solidariedade com os palestinianos na Faixa de Gaza.

Em resposta aos ataques dos huthis, os Estados Unidos, que apoiam Israel, criaram uma força multinacional de protecção marítima no Mar Vermelho em Dezembro do ano passado e, com a ajuda do Reino Unido, lançaram ataques no Iémen contra os huthis.

Os rebeldes alargaram as acções  a navios ligados aos EUA e Reino Unido, em resposta aos ataques das forças de Washington e Londres contra as suas posições.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo