Mundo

EUA: Ex-líder do lobby das armas condenado por corrupção

A responsável pelo caso sublinhou, em Nova Iorque, ninguém se pode "safar" de casos de ganância de corrupção, por mais "poderoso" que seja.

25/02/2024  Última atualização 10H35
© Fotografia por: DR

O ex-líder da National Rifle Association (NRA), Wayne LaPierre, vai ter de pagar 4,3 milhões de dólares [quase quatro milhões de euros] à organização em questão, decidiu, na sexta-feira, um tribunal nos Estados Unidos.

Em causa está um processo levado a cabo pela Procuradoria-Geral de Nova Iorque, que, perante o veredicto, concluiu que o grupo de defesa dos direitos de armas geriu mal os fundos de beneficência quando não conseguiu impedir que milhões de dólares fossem desviados - incluindo por LaPierre, um líder histórico.

A procuradora Letitia James alegou que os principais executivos da NRA desrespeitavam as regras da organização sem fins lucrativos ao desviar milhões para financiar um estilo de vida luxuoso, incluindo viagens às Bahamas, safaris em África e passeios em iates. Segundo as publicações norte-americanas, La Pierre terá desrespeitado os deveres entre 2014 e 2022, quando estava à frente do grupo e pode ter provocado um 'buraco' na NRA no valor de 5,4 milhões de dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo