Mundo

EUA exige protecção dos civis em Rafah

Os Estados Unidos querem avaliar o plano do Exército israelita para a ofensiva em Rafah, já aprovado pelo Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, adiantando que vão apoiar apenas uma acção que tenha em conta os refugiados" palestinianos no Sul da Faixa de Gaza.

17/03/2024  Última atualização 12H02
Israel aprovou o plano da ofensiva no Sul da Faixa de Gaza © Fotografia por: DR

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, John Kirby, realçou, ontem, que a Casa Branca pretende evitar mortes em massa de civis, por isso faz todo o sentido avaliar o plano de operações para verificar, na prática, como os refugiados palestinianos serão protegidos.

O fosso entre o Presidente norte-americano e o Primeiro-Ministro israelita aumenta a cada dia, e Joe Biden elogiou o "bom discurso" da véspera do líder dos senadores democratas, Chuck Schumer, muito crítico para com Benjamin Netanyahu, refere Kirby, citado pelo Notícias ao Minuto.

O senador declarou, na quinta-feira, que "novas eleições são a única forma de permitir um processo de tomada de decisão saudável" sobre o futuro de Israel, considerando que o Primeiro-Ministro Netanyahu "perdeu o rumo, deixando a sua política de sobrevivência à frente dos melhores interesses" do país.

John Kirby foi questionado sobre se Biden também pretende eleições em Israel. "Caberá ao povo israelita decidir", frisou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional. O Presidente norte-americano, Joe Biden, que apoiou Israel quase incondicionalmente desde o ataque sem precedentes do Hamas em 7 de Outubro, distancia-se cada vez mais de Benjamin Netanyahu.

A tensão poderá aumentar, ainda, mais no caso de uma ofensiva israelita em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde um milhão e meio de palestinianos encontraram refúgio. A recente visita a Washington de Benny Gantz, membro do Gabinete de guerra israelita e grande rival político de Benjamin Netanyahu, foi também interpretada como uma indicação da crescente desconfiança dos Estados Unidos em relação ao chefe do Governo israelita.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo