Mundo

EUA fomenta tensão no Médio Oriente

O Irão acusou, domingo, os Estados Unidos e o Reino Unido de fomentarem a instabilidade no Médio Oriente com os ataques aos seus aliados Houthis do Iémen, considerando que as acções mostram apoio aos crimes de guerra de Israel.

26/02/2024  Última atualização 12H28
Irão diz que os ataques americanos ao Iémen são graves © Fotografia por: DR

"Com estes ataques, os Estados Unidos e o Reino Unido procuram aumentar as tensões e a crise na região e expandir o âmbito da guerra e da instabilidade", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Naser Kananí, num comunicado divulgado, ontem, em Teerão.

O diplomata referiu ainda que os ataques de Washington e Londres contra os Houthis mostram o "total apoio aos crimes de guerra e ao genocídio do regime sionista (de Israel) em Gaza e na Cisjordânia".

Os Estados Unidos da América (EUA) e o Reino Unido bombardearam no dia 18 oito locais geridos pelos rebeldes Houthis no Iémen, na quarta operação conjunta dos dois países contra aquele grupo.

Os ataques surgem em resposta a um número crescente de ataques dos Houthis a vários navios, incluindo através do lançamento de mísseis contra um navio de carga britânico e um contratorpedeiro dos EUA no mar Vermelho, bem como contra a cidade costeira de Eilat, no Sul de Israel.

Os Houthis alegam que os seus ataques no mar Vermelho são uma retaliação à ofensiva que Israel lançou na Faixa de Gaza após o ataque do grupo islamita palestiniano Hamas a 7 de Outubro de 2023.

O grupo, que apoia o Hamas no conflito contra os israelitas, tem avisado que vai atacar todos os navios com destino a Israel que passarem pela sua costa, e os seus ataques já forçaram pelo menos cinco grandes empresas de transporte marítimo a utilizar outras rotas comerciais muito mais longas para proteger as tripulações, os navios e as mercadorias.

Teerão lidera o chamado Eixo da Resistência, uma aliança informal formada por organizações militantes como o Hezbollah, os Houthis, o Hamas ou as milícias no Iraque.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo