Mundo

Europa anuncia apoio de 171 milhões de euros

A Comissão Europeia anunciou, ontem, a disponibilização de 171 milhões de euros para apoiar a população da região do Corno de África, para fazer face a necessidades humanitárias.

28/02/2024  Última atualização 10H20
© Fotografia por: DR

A população daquela região de África enfrenta "necessidades humanitárias cada vez maiores, à medida que é duramente fustigada por múltiplos conflitos, fenómenos climáticos extremos e choques económicos”, considerou a Comissão Europeia, em comunicado citado pela Lusa, apresentando uma estimativa que aponta para 65 milhões de pessoas em condições precárias naquela parte do continente.

Por isso, Bruxelas anunciou "um pacote inicial de 171 milhões de euros em ajuda humanitária”, que vai acrescentar ao pacote de 72 milhões de euros já anunciado e destinado à população do Sudão.

O dinheiro vai ser canalizado para apoio humanitário no Djibouti, cerca de 500 mil euros, Etiópia (38 milhões de euros), Quénia (11,5 milhões de euros), Somália (37 milhões de euros), Sudão do Sul (49,5 milhões de euros) e Uganda (27,5 milhões de euros).

A Comissão Europeia vai atribuir mais sete milhões de euros a programas para prevenção e preparação para desastres naturais na região.

Como é habitual nestes pacotes de apoio humanitário apresentados por Bruxelas, o dinheiro vai ser investido em alimentação, acesso a serviços básicos, como higiene, educação e protecção de crianças nesta região e para criação de planos de contingência para desastres naturais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo