Política

Ex-deputado Castro Maria faleceu ontem por doença

O ex-deputado da Assembleia Nacional Francisco de Castro Maria faleceu, sexta-feira, em Pretória, África do Sul, aos 58 anos, vítima de doença.

09/03/2024  Última atualização 09H20
Castro Maria foi director do Instituto de Assuntos Religiosos © Fotografia por: DR

A informação foi confirmada pelo irmão do falecido, Baltazar Castro Maria.

O malogrado exerceu o mandato de deputado à Assembleia Nacional, pelo Círculo Nacional, durante a II Legislatura (2008-2012) e III Legislatura (2012 -2017), tendo, à data, assumido o cargo de presidente da 6ª Comissão, então denominada Comissão de Educação, Cultura, Assuntos Religiosos e Comunicação Social. Exerceu, ainda, ao longo da carreira, os cargos de director do Instituto Nacional para os Assuntos Religioso (INAR) e do Complexo Escolar das Artes (CEARTE), instituições afectas ao Ministério da Cultura e Turismo.

Até a data da sua morte era membro do Comité Central do MPLA.

Castro Maria teve também uma relevante vida religiosa, sendo pastor da Igreja Metodista Unida Central de Luanda e de Benguela. Foi ainda administrador do município do Cazengo, na província do Cuanza-Norte.

No seu percurso, destaca-se ainda a carreira de docente de filosofia na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto.

Numa mensagem de condolências tornada pública ontem, a Assembleia Nacional destaca a defesa dos princípios de convivência pacífica em prol dos valores de amizade e da solidariedade como um dos legados deixados pelo ex-deputado do MPLA Francisco de Castro Maria.

A Assembleia Nacional considera, igualmente, o desaparecimento físico de Castro Maria como uma perda no seio da sociedade angolana.

Na nota, o órgão de Soberania nacional expressa a sua profunda dor e consternação pela morte do também académico angolano.

"Nesta hora de dor e luto, a Assembleia Nacional inclina-se perante a memória do malogrado e endereça à família enlutada as mais sentidas condolências”, lê-se na nota.

O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, também lamentou a morte de Francisco Castro Maria.

O governante endereçou, em seu nome, dos responsáveis e funcionários deste departamento ministerial, os sentimentos de pesar à família enlutada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política