Mundo

Ex-presidente da Costa do Marfim candidata-se as eleições de 2025

JA Online

O ex-Presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo concordou, sábado, em liderar o partido que fundou nas eleições presidenciais de 2025, disse à Reuters o porta-voz Katinan Kone após uma reunião do comitê central do partido.

11/03/2024  Última atualização 14H01
Ex-presidente da Costa do Marfim candidata-se as eleições de 2025 © Fotografia por: Direito Reservado
Laurent Gbagbo foi Presidente do país da África Ocidental de 2000 a 2011, lançou o seu Partido Popular Africano - Costa do Marfim (PPA-CI) em 2021, após a sua absolvição de acusações de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

O antigo estadista perdeu o controlo do partido que fundou anteriormente, a Frente Popular da Costa do Marfim (IPF), para um antigo aliado enquanto estava preso à espera de julgamento nos Países Baixos durante vários anos, mas mantém uma base grande e leal de apoiantes no seu país.

As eleições deverão realizar-se em Outubro de 2025, porém, o Presidente Alassane Ouattara, reeleito em 2020, ainda não disse se irá concorrer novamente.

Outro possível candidato é Tidjane Thiam, antigo executivo-chefe do banco suíço Credit Suisse, que em Dezembro se tornou presidente do PDCI, um dos principais partidos da oposição da Costa do Marfim, embora o partido ainda não tenha designado formalmente o candidato escolhido.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo