Política

Ex-Presidente nigeriano defende aumento do comércio dentro de África

JA Online

O ex-presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, defendeu a necessidade de aumentar a produção e o volume do comércio dentro de África em direcção à auto-suficiência, o que reflecte um compromisso com o avanço das parcerias económicas sólidas no continente.

05/02/2024  Última atualização 10H25
Ex-presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo no2.º Fórum Diplomático Empresarial para investimentos em Angola © Fotografia por: Cedida

O politico, que falava sábado, durante o 2.º Fórum Diplomático Empresarial Angola-Nigéria, disse ainda que a falta de infra-estruturas, especialmente nos transportes, é um dos grandes desafios que os Estados devem enfrentar com coragem e determinação.

"Ainda estamos lutando contra o alto défice de transporte. Para movimentar mercadorias de dois países, RDC e Congo Brazzaville, ainda constitui um problema. Precisamos resolver esses desafios de movimentação de mercadorias".

Por sua vez, o secretário do Comité de Acção Nacional do Livre Comercio da Nigéria, Olusegun Awolowo, sublinhou que a falta de Investimento Directo Estrangeiro (IDE), entre a Nigéria e Angola, representa um potencial inexplorado dos dois maiores exportadores de petróleo em África.

Já o embaixador de Angola naquele país, José Bamóquina Zau, fez um balanço positivo do evento que mobilizou a elite empresarial do petróleo e gás e dos agro-negócios. Da banca e fundos financeiros, da aviação e tecnologias, da construção civil, zonas francas, industrias farmacêuticas e criativas, assim como senadores e governadores

Por fim, a presidente do Conselho Empresarial Angola-Nigéria, Fifi Ejindu, elogiou a decisão das autoridades angolanas de isentarem 98 países do mundo da obrigação de vistos de entrada, afirmando que a medida "vai reforçar o processo de parcerias e promoção dos laços comerciais com investidores nigerianos”.

A actividade realizada pela Embaixada de Angola na Nigéria e o Conselho de Negócios Angola-Nigéria para promover a cooperação comercial teve o patrocínio do ex-Presidente da Nigéria e grande patrono do Conselho, Olusegun Matthew Obasanjo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política