Mundo

Ex-primeira-ministra do Senegal detida durante manifestação

JA Online

A ex-primeira-ministra e actual membro da oposição senegalesa, Aminata Touré, foi detida, no domingo, quando participava numa manifestação em Dakar, contra o anunciado adiamento das eleições presidenciais.

05/02/2024  Última atualização 12H13
Ex-primeira-ministra e actual membro da oposição senegalesa Aminata Touré © Fotografia por: DR

"Confirmo que Aminata Touré foi presa e levada pela polícia”, disse o deputado da oposição, Guy Marius Sagna, citado pela agência France-Presse.

O presidente senegalês, Macky Sall, anunciou, no sábado, a revogação do decreto que convocava as eleições presidenciais para 25 de Fevereiro, causando um alvoroço e descontentamento por parte dos cidadãos e políticos.

Aminata Touré foi primeira-ministra do Senegal, de 2013 a 2014, nomeada pelo presidente Macky Sall de quem chegou a ser próxima. 

De acordo com a Lusa, na sequência desta revogação, o processo eleitoral foi adiado por tempo indeterminado, face a uma polémica levantada em torno da lista final de candidatos.

Perante esta decisão, a oposição convocou protestos para, hoje, em Dakar, capital do país, e planeia manter a campanha eleitoral conforme projectada, ignorando a decisão de Macky Sall.

O Presidente senegalês, que não se candidata a um novo mandato, garantiu que vai iniciar um "diálogo nacional aberto”, para reunir as condições para que as eleições decorram de forma livre, transparente e inclusiva, refere a mesma fonte. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo