Economia

Execução do PREI vai transitar para o Ministério da Indústria e Comércio

A coordenação da Comissão Multissectorial de implementação do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), actualmente sob tutela do Ministério do Planeamento, está em processo de transferência para o Ministério da Indústria e Comércio.

08/05/2024  Última atualização 12H35
255 mil operadores informais foram formalizados pelo PREI © Fotografia por: VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O ministro do planeamento, Victor Hugo Guilherme, proferiu estas declarações numa reunião de balanço geral da execução do programa e do inicio do processo de transferência, realizada na última sexta-feira.

Segundo o balanço, apresentado pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), na primeira fase de implementação do PREI (designada PREI 1.0) entraram no processo de formalização 253 mil operadores económicos e, no quadro do PREI 2.0, foram formalizados mais de dois mil operadores informais, um total de cerca de 255 mil.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi,  foi realizado um estudo do desempenho do PREI junto dos beneficiários, do qual resultou a configuração do PREI 2.0.

O secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan dos Santos, que  também foi coordenador da Grupo Técnico da Implementação do PREI, na como secretário de Estado de Economia, esclareceu que o PREI 2.0 ganhou um cariz municipal, tendo em conta as noções de proximidade emanadas pelo processo.

A desaceleração da implementação do PREI deve-se à reorganização ministerial que está a ocorrer, além de que há ajustes a fazer no processo de implementação do PREI 2.0.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia