Política

Execução física das obras de Caculo Cabaça avaliada em 14,2%

As obras de construção da Central Hidroeléctrica de Caculo Cabaça estão numa fase de execução física avaliada em 14,2%, informou, ontem, o Ministério da Energia e Águas, através de um comunicado.

15/03/2024  Última atualização 10H55
Obras do Aproveitamento Hidroeléctrico decorrem a bom ritmo, desde o desvio do rio © Fotografia por: DR

A empreitada arrancou a 20 de Maio do ano passado, com o desvio provisório do rio. De lá para cá, de acordo com o documento do Ministério da Energia e Águas (MINEA), as obras decorrem a bom ritmo, tendo sido programado o início de produção comercial até Outubro de 2026, a conclusão e entrega da empreitada geral para final de 2028.

Depois de concluído, Caculo Cabaça vai ser o maior projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico do país, estando, neste momento, na fase de execução da obra principal de construção civil. Estruturas como a barragem, tomada de água, central principal, o circuito hidráulico de adução e restituição, a ponte definitiva sobre o rio Kwanza e acessos conhecem avanços dignos de registo.

Os trabalhos relativos ao desvio provisório do rio estão concluídos, a empreitada principal da obra civil executada a 11,31 por cento, enquanto a colocação dos equipamentos electromecânicos está na fase inicial. O MINEA destaca, também, os avanços feitos no estaleiro e trabalhos preparatórios, com uma execução avaliada em 64,17 por cento, a barragem, em 1,64 por cento, o circuito hidráulico da central principal em 13,61 por cento, a central principal em 2,75 por cento, os acessos definitivos em 60 por cento e a ponte sobre o Rio Kwanza em 90,15 por cento.

Todo este desempenho, segundo o MINEA, deve-se ao afincado trabalho da mão-de-obra envolvida na construção e materialização do projecto, destacando-se a participação de 2.598 trabalhadores nacionais, o que perfaz 84,26 por cento, enquanto a mão-de-obra expatriada é de 15,74 por cento.

A barragem de Caculo Cabaça está projectada para ser uma das três principais do país, estando nessa lista com a de Laúca e de Capanda. Juntas, as três barragens, vão ter capacidade para fornecer energia acima da média a todo país e exportar para outros países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política