Sociedade

Executivo aposta na melhoria da formação de professores

Valter Gomes| Uíge

O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, deu a conhecer que 44 instituições do Ensino Superior, entre públicas e privadas, vão ser avaliadas, este ano, em várias províncias, para verificar se as condições que possuem são adequadas para a formação de professores.

25/02/2024  Última atualização 10H18
Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva © Fotografia por: DR

Segundo Eugénio da Silva, a maior preocupação do Ministério do Ensino Superior é saber o perfil do corpo docente, as condições das infra-estruturas e dos equipamentos, os métodos das práticas pedagógicas e dos estágios, bem como os convénios assinados com instituições parceiras onde os estudantes realizam estágios.

O governante deu a notícia no Uíge, onde trabalhou entre quinta e sexta-feira, para avaliar o funcionamento de Instituições do Ensino Superior.

À chegada às terras cafeícolas, Eugénio da Silva, que foi recebido pelo governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse à imprensa que a visita está inserida no Plano de Acção do Ministério do Ensino Superior, que visa avaliar, supervisionar e acompanhar os cursos de formação de professores, ministrados em instituições do ensino superior públicas e privadas.

"Está em vigor o regime jurídico para a formação inicial de professores e educadores de infância, que impõe condições e critérios”, disse, sem, contudo, tê-los mencionado.

Segundo o secretário de Estado para o Ensino Superior, este ano, uma maior atenção será dedicada à supervisão das instituições que formam professores, no sentido de aferir se têm ou não condições para garantir a formação com qualidade.

O que se pretende, referiu, é que as instituições do Ensino Superior públicas ou privadas formem bons professores, com agregados pedagógicos aceitáveis.

"Vamos, este ano, dedicar atenção especial ao acompanhamento das instituições públicas e privadas de formação de professores, mormente os institutos superiores de Ciências da Educação (ISCED), Escolas Superiores Pedagógicas e outras privadas que ministram cursos de formação de professores no país”, adiantou.

Por seu turno, o coordenador da Comissão de Gestão do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Uíge, Agostinho da Silva, assegurou que a instituição que dirige está estável, lembrando que, actualmente, estão a ser leccionados 12 cursos, nomeadamente Biologia, Geografia, Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Francesa, Ensino Primário, Ensino Pré-Escolar, Ensino Especial e História.

Na ocasião, o responsável anunciou que a instituição está a preparar um "dossier” de solicitação de anuência do Ministério do Ensino Superior de abertura, no ISCED local, dos cursos de mestrado, nas áreas do Ensino de Biologia, Ensino de Infância, Língua Portuguesa e Organização e Gestão Educativa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade