Política

Executivo divulga políticas junto dos angolanos no Uruguai

As políticas traçadas pelo Executivo, tendo em vista o benefício da comunidade no exterior do país, foram apresentadas, sábado, aos jovens angolanos residentes em Montevidéu, no Uruguai, pela directora-geral do Instituto das Comunidades no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC), Maria Filomena António.

13/02/2024  Última atualização 09H10
Delegação integrada por Felisberto Martins e Maria Filomena António esteve em Montevideu © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, durante o encontro com os membros da comunidade, Maria Filomena António, além de fazer um resumo das políticas do Executivo, apelou à necessidade de os angolanos no Uruguai respeitarem as leis dos países em que residem e honrarem o bom-nome de Angola.

 A diplomata aconselhou, ainda, os membros da comunidade a encararem com prudência o triste fenómeno do racismo, pois "não pode ser motivo para que se perca o foco”, tendo recomendado aos angolanos a ignorarem e caminhar na busca dos propósitos delineados.

Os membros da comunidade participantes no encontro confirmaram a existência de racismo no país, embora em pouca escala. A falta de equipamento para a emissão do Bilhete de Identidade ao nível do Consulado é outro dos temas abordados com a comunidade em Montevidéu.

Os angolanos residentes, refere a nota, alegaram que para a obtenção do importante documento de cidadão nacional são obrigados a deslocar-se para a cidade de São Paulo, no Brasil, com todos os encargos inerentes às viagens.

 
Reforço da cooperação

As relações de amizade e cooperação entre o Uruguai e Angola podem conhecer uma nova etapa no decorrer deste ano, disse, recentemente, a governadora provincial de Montevidéu, Carolina Cosse.

A responsável fez tais declarações durante um encontro de cortesia com a delegação angolana do Ministério das Relações Exteriores, encabeçada pelo director da Direcção América, Felisberto Martins, que visita aquele país a convite das autoridades locais.

Ana Carolina Cosse, que também é candidata do partido esquerdista Frente Amplió às eleições internas, disse que, caso vença, irá concorrer ao cargo de Presidente da República, em acto previsto para Novembro próximo.

"Sempre acompanhei as notícias sobre o desenvolvimento político e económico dos países africanos. Por isso, felicito o Governo de Angola pelos ganhos obtidos nos últimos anos”, afirmou.

Para o embaixador Felisberto Martins, o país vai continuar a trabalhar no reforço da cooperação, realçando que o Uruguai é um Estado estratégico para os interesses de Angola na América do Sul.

No final do encontro, o chefe da delegação angolana e a governadora de Montevidéu trocaram presentes que simbolizam a cultura de ambos os países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política