Mundo

Exército e paramilitares discutem apoio a civis

As partes em conflito no Sudão concordaram discutir a ajuda aos civis, sob mediação, das Nações Unidas, anunciou, ontem, a ONU, numa altura em que necessita de 4,1 mil milhões de dólares para assistir a população que fugiu para os países vizinhos.

09/02/2024  Última atualização 11H25
Partes em conflito no Sudão vão avaliar ajuda humanitária © Fotografia por: DR

"Durante as duas últimas semanas, estive em contacto com os dois generais para garantir que respeitassem os seus compromissos" em matéria humanitária, declarou o responsável dos assuntos humanitários da ONU, Martin Griffiths, numa conferência de imprensa em Genebra, Suíça.

Martin Griffiths convidou os dois generais a reunirem-se sob a égide das Nações Unidas, para que os seus, representantes discutam o acesso humanitário à população sudanesa, cerca de metade da qual - 25 milhões de pessoas - necessita de ajuda urgente, após dez meses de conflito no país. "Recebi respostas positivas de ambas as partes", mas "ainda estou à espera da confirmação de quando e onde virão", acrescentou, indicando que a sugestão é que o encontro decorra na Suíça.

Griffiths referiu que o importante não era o local da reunião, mas sim que as partes discutissem o acesso humanitário. O Comissário disse que esperava que a reunião fosse presencial, mas que estava preparado para organizar um primeiro encontro 'online' já na próxima semana. A guerra decorre desde 15 de Abril de 2023 entre o exército do general Abdel Fattah al-Burhane e as forças paramilitares de apoio rápido (RSF, na sigla em inglês) do general Mohammed Hamdane Daglo, o antigo número dois das forças armadas. Os esforços diplomáticos para negociar a paz falharam até agora.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo