Mundo

Exército exige a RSF aplicação do acordo

O general Yasser al-Atta, em representação dos militares no Sudão, afirmou, segunda-feira, que não haverá cessar-fogo durante o mês sagrado do Ramadão, a menos que as Forças Paramilitares de Apoio Rápido (RSF) aceitem retirar dos espaços civis e públicos, conforme parte do compromisso assumido nas negociações de Jeddah, em Maio do ano passado.

12/03/2024  Última atualização 11H22
Forças Armadas rejeitam cessar-fogo no período do Ramadão © Fotografia por: DR

 A exigência, considerada essencial pelo general al-Atta, resume a determinação das Forças Armadas do Sudão em defender os acordos previamente estabelecidos com as RSF e restaurar a ordem no país. O conflito entre o Exército e a RSF eclodiu em meados de Abril de 2023, desencadeado por divergências sobre a trajectória da transição do Sudão para um regime civil.

Desde então, os combates têm cobrado um pesado preço ao país, deixando áreas de terra devastadas, comunidades deslocadas e infra-estruturas dizimadas. Embora a RSF tenha inicialmente ganho terreno, relatórios recentes sugerem uma potencial mudança de dinâmica, com o Exército a fazer avanços estratégicos, particularmente em regiões como Omdurman.

No entanto, o caminho para a paz continua cheio de desafios. A resposta da RSF às exigências militares permanece incerta e as tentativas anteriores de intermediar um cessar-fogo fracassaram face a animosidades profundamente enraizadas e lutas pelo poder.

Além disso, a crise humanitária que assola o Sudão exige atenção urgente, com milhões de civis a braços com deslocação, fome e privação. Os intervenientes internacionais, incluindo as Nações Unidas e os Estados Unidos da América, condenaram a violência e instaram todas as partes a dar prioridade à paz e à assistência humanitária.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo