Sociedade

Explosão de mina mata três pessoas no Cuando Cubango

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Pelo menos, três pessoas com idades compreendidas entre os 22 e 50 anos, morreram, esta segunda-feira, no bairro Novo, arredores da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, vítimas de explosão uma mina antitanque.

08/04/2024  Última atualização 19H45
A foto é apenas ilustrativa © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO | Arquivo

O comandante municipal da Polícia Nacional em Menongue, intendente João Adão António, explicou que o incidente aconteceu por volta das 16 horas, quando os três cidadãos tentaram abrir uma mina anti-tanque com objectivo de retirar mercúrio no seu interior.

"As três vítimas mortais, dos quais uma do sexo feminino, estavam em posse de duas minas-anti-tanque que levaram até a uma obra inacabada no bairro Novo, em Menongue, onde decidiram abrir um dos engenhos que acabou por explodir e causar a morte dos mesmos”, disse.

João Adão António avançou que dos três adultos, dois morreram no local e outro a caminho do Hospital Geral do Cuando Cubango (HGCC), depois de ter sido socorrido pelos efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).

Informou que se desconhece a origem, ou o local onde os cidadãos que morreram conseguiram as duas minas antitanque e que as forças da ordem estão a trabalhar no sentido de se apurar concretamente os factos.

Salientou que no decurso deste ano é a primeira vez que se regista acidentes de minas e apelou a população que em caso de avistarem um material ferroso suspeito ou engenho explosivo informe as autoridades mais próximas, sob pena que aconteçam mais tragédias do género. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade