Cultura

Exposição “Flores da nossa Luanda” criada para celebrar o Março Mulher

Analtino Santos

Jornalista

Ima Tchitanga, Geovanny Tady, Raffa Invencível, Fany Bienga e Danick Bumba são os artistas com obras na exposição colectiva “Flores da nossa Luanda”, inaugurada, sexta-feira, na galeria ResiliArt Angola do Shopping Fortaleza, em Luanda.

11/03/2024  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR

A exposição pode ser visitada das 10h00 às 21h30, e é uma dedicatória simbólica ao Mês da Mulher e à cidade de Luanda, segundo Danick Bumba, o curador da exposição que tem obras de cinco jovens e promissores criadores que estiveram em residência artística no ResiliArt Angola, em 2022.

A abertura da exposição teve uma performance da poetisa, Esmeralda Capemba, com a declamação de um poema dedicado à mulher. Houve breves palavras de Marcos Agostinho, director do ResiliArt Angola onde manifestou o compromisso de continuar a ajudar os artistas e agradeceu o apoio do Executivo.

A parte cultural terminou com a performance artística "Se eu não fosse mulher, seria mulher” de Marisa Kingica.

"Flores da nossa Luanda” marca uma nova fase da Galeria ResiliArt Angola que tem como objectivo  a venda das obras dos artistas. "Pretendemos tornar a nossa galeria auto-sustentável e agora permitimos que os artistas vendam as criações”, revelou Marcos Agostinho.

O responsável garantiu que vão continuar a trabalhar com os artistas residentes do projecto e não descarta a possibilidade da inclusão de outros artistas. Com uma programação pré-estabelecida com cinco exposições colectivas dos trabalhos produzidos durante as residências artísticas do ResiliArt, a galeria tem como curador, Danick Bumba. A agenda recheada de Março vem na sequência da exposição individual de Raffa Invencível.

O ResiliArt Angola foi lançado em Abril de 2020 e desde então tem sido uma plataforma vital para capacitar jovens artistas, fornecendo oportunidades para desenvolver habilidades e gerar renda. Em colaboração com a UNESCO, American Schools of Angola e Governo de Angola, o programa tem promovido eventos culturais e artísticos que incentivam o diálogo, reflexão e acção em temas abrangentes como paz, igualdade de género e identidade africana.

O projecto em Novembro de 2022, com a exposição "Dipanda Forever” inaugurou a Galeria ResiliArt Angola, que é um espaço dedicado à promoção e exibição de arte contemporânea angolana. Comprometida com a capacitação e visibilidade dos artistas locais, a galeria busca promover o diálogo cultural e a expressão artística como meios para o desenvolvimento social e pessoal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura