Sociedade

Expositores enaltecem organização da “NewSpace Africa Conference”

Dumilde Manuel

Expositores participantes na III edição da Conferência Espacial de África (NewSpace Africa-2024) elogiaram, quinta-feira, em Luanda, o nível organizacional do evento, que abriu no dia 2 deste mês e encerra hoje.

05/04/2024  Última atualização 12H49
Grupos de jovens estudantes buscam informações sobre os serviços do INACOM © Fotografia por: Edições Novembro
Em declarações ao Jornal de Angola, Bevanja de Mello, representante da ReOrbit, que expõe desenvolvedoras de satélites baseados em software, referiu ser a sua primeira participação e está satisfeita com a forma como o local foi aprimorado e organizado, sobretudo na questão da sanidade.

Bevanja de Mello, que está a expor tecnologias inovadoras para a comunicação via satélite, sistemas de monitoramento da Terra, software de controlo de missão e soluções de análise de dados espaciais, considerou a NewSpace Africa uma grande porta aberta para os empreendedores que queiram vender os seus produtos, visto que feiras do género são pouco realizadas e em Africa e no resto do mundo existem muitos jovens com talento e às vezes não têm onde e como demonstrar o que bem sabem fazer.

Para o programador e expositor da Gnss Expert, Alex Wanda, a experiência até ao momento superou as  expectativas, em comparação com as últimas duas edições da mesma conferência em Abidjan e Nairobi. "Esta tem sido excelente”, ressaltou.

 Alex Wanda reiterou que a conferência em Angola foi muito bem organizada, proporcionando uma experiência positiva para todos os participantes.

"As salas de exposição são espaçosas e bem equipadas, proporcionando um ambiente propício para a interacção e a partilha de conhecimentos  entre os participantes”, disse, acrescentando que "a participação dos envolvidos na conferência é grande, tanto em variedade quanto em número, o que enriquece as discussões e contribui para o sucesso do evento como um todo”.

Alex Wanda expressou o seu optimismo em relação aos resultados da conferência, destacando a importância das conexões estabelecidas e das discussões produtivas que ocorreram até agora. O responsável enfatizou que todos estão ansiosos para ver o que a próxima etapa da conferência trará, esperando que seja igualmente enriquecedora e produtiva.

Reacções dos estudantes

A conferência "O papel do espaço na redução do fosso da pobreza em África”, sediada em Angola, representa um marco significativo no avanço da tecnologia espacial e no potencial transformador das iniciativas espaciais no continente. Este evento, organizado pela Space in Africa em parceria com a Comissão da União Africana e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, sob tutela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), reuniu decisores de vários governos africanos, agências espaciais nacionais, líderes da indústria, empresas do NewSpace e partes interessadas de alto nível de todos os segmentos da indústria espacial africana.

Considerando a relevância deste evento, o Jornal de Angola ouviu a opinião de estudantes sobre esta conferência e o impacto que eles acreditam que iniciativas espaciais podem ter na redução das disparidades socioeconómicas em África. As suas perspectivas  sobre como a próxima geração percebe o papel do espaço no desenvolvimento do continente.

Silvina de Castro

A realização desta conferência sobre o papel do espaço na redução do fosso da pobreza em África é extremamente relevante e empolgante. O potencial transformador das iniciativas espaciais para abordar as disparidades socioeconómicas no continente é algo que realmente pode fazer a diferença na vida das pessoas. O facto de a conferência discutir como a tecnologia espacial pode revolucionar sectores como agricultura, saúde, mudanças climáticas, segurança e infra-estruturas é inspirador. É maravilhoso ver líderes, agências espaciais e partes interessadas  unirem esforços para explorar o impacto positivo que a indústria espacial pode ter em África. Esta conferência certamente representa um passo significativo rumo ao progresso e desenvolvimento do continente.

Milagres Fernandes

A possibilidade de usar a tecnologia espacial, como comunicações por satélite, detecção remota de dados geoespaciais, para revolucionar sectores vitais como agricultura, saúde, mudanças climáticas e infra-estruturas é verdadeiramente emocionante. Ver governos, agências espaciais, líderes da indústria e outras partes interessadas a unirem-se para discutir e explorar o potencial transformador das iniciativas espaciais na abordagem das disparidades socioeconómicas é um sinal de esperança para o futuro de África.

Vaneza Vigário

A realização desta conferência sobre o papel do espaço na redução do fosso da pobreza em África é um marco significativo, especialmente por reunir líderes mundiais, agências espaciais, empresas e partes interessadas para discutir o potencial transformador das iniciativas espaciais no continente. O facto de abordar como a tecnologia espacial pode revolucionar sectores cruciais, como agricultura, saúde, mudanças climáticas e infra-estruturas, é realmente inspirador. Ver essa colaboração de alto nível entre governos africanos, agências espaciais e líderes da indústria mostra um compromisso sério em impulsionar o desenvolvimento e reduzir as disparidades socioeconómicas. Este encontro certamente representa um passo importante para o avanço sustentável da África e oferece esperança para um futuro mais próspero e igualitário.

Silvestre da Silva

Ao sediar esse evento de importância significativa, Angola está a ganhar visibilidade como líder no impulsionamento do desenvolvimento e da inovação espacial no continente. Além disso, ao trazer líderes mundiais, agências espaciais de alto nível para discutir o potencial transformador das iniciativas espaciais, Angola está a demonstrar seu comprometimento em abordar as disparidades socioeconómicas e impulsionar o progresso em toda esta região. Este evento certamente coloca Angola no mapa como um centro de excelência e inovação em tecnologia espacial, oferecendo uma plataforma importante para a troca de ideias e colaboração para um futuro mais próspero em África.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade