Sociedade

Faculdade de Medicina Veterinária lança quatro novos cursos em Maio

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

A Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), no Huambo, lança, a partir de Maio deste ano, os cursos de licenciatura em Produção de Bovinos, de Suínos, Sanidade de Aves e Aquicultura.

10/02/2024  Última atualização 10H34
Novas licenciaturas são lançadas, em Maio, na instituição © Fotografia por: Joaquim Armando Edições Novembro | Huambo
A informação foi avançada, ontem, pelo decano da unidade orgânica, Joaquim Morais, tendo frisado que os cursos vão ser financiados pela Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID) e executados pelo Projecto de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar (MOSAP), no quadro de uma parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação.

Os cursos a serem leccionados, explicou, além de terem curta duração, visam aumentar as noções sobre a produção de carne e outros derivados, garantido, assim, maior produção de riqueza das famílias e a diversificação da economia nacional.

O decano da Faculdade ressaltou que cada curso é formado por 15 a 20 estudantes e vai permitir também a transformação da ração animal. O objectivo, avançou, é aumentar a quantidade de carne e leite, como forma de se diversificar a economia.

A Faculdade de Medicina Veterinária no Huambo começou a ministrar, no ano passado, o curso de Especialização em Produção e Nutrição de Pequenos Ruminantes, num financiamento orçado em mais de 75 milhões de kwanzas, verba que está a ser usada, inclusive, para compra de equipamentos, animais e ração. 

A instituição, informou, tem 57 docentes.  O, também, professor universitário, incentivou os estudantes a apostarem mais nos cursos de mestrado e pós-graduação, com realce para os de Especialização em Produção e Nutrição Animal e de Sistema de Produção Agro-Silvo-Pastoril. "É uma formação que permite que as pessoas desenvolvam os próprios negócios, além de ajudar na pesquisa e criação individual”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade