Economia

FADA entrega tractores e insumos

Domiana N'jila| Huambo

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) procedeu, no município da Caála, à entrega de tractores, semeadoras e motocultivadoras às cooperativas da província do Huambo.

27/04/2024  Última atualização 10H03
Governadora provincial do Huambo, Lotti Nolika, fez a entrega © Fotografia por: Joaquim Armando| Edições Novembro

Na ocasião foram entregues um total de cinco tractores, 12 semeadores e 12 motocultivadoras, que vão servir para a extensão de zonas de cultivo na próxima campanha de lavoura.

O administrador do município da Caála, Isaías Etome, disse que o material agrícola representa um marco importante no compromisso com o desenvolvimento da agricultura local, em especial a familiar e, consequentemente, o aumento da produtividade e da dinamização do agronegócio.

Os apoios do Executivo vão ser permanentes, para o fortalecimento do sector agrícola na província e reconheceu o grande papel dos camponeses, que têm garantido a segurança alimentar, na sustentabilidade das famílias, através da produção.

 
Medidas do Executivo

O administrador do FADA, Renato Baptista, disse que a entrega de motocultivadoras, semeadoras e tractores, na província do Huambo, enquadra-se nas medidas do Executivo angolano que visam a mecanização ligeira da agricultura familiar.

O objectivo do FADA, é de fomentar e maximizar os números de produção, produtividade agrícola, incentivar o abandono das técnicas rudimentares e manuais, fortalecer e empoderar os agricultores familiares, bem como contribuir para a segurança alimentar no país.

O vice-presidente da cooperativa "Pasuka", da comuna de Chilata, município do Longonjo, que beneficiou de um tractor, disse que o Estado angolano está empenhado no desenvolvimento da agricultura familiar. Augusto Samutongue  revelou que a sua cooperativa tem trabalhado de forma arcaica e agora, vai poder cultivar as áreas onde não conseguia cultivar e aumentar a produção.

"Temos cultivado batata rena e doce, repolho, soja, ginguba, cenoura, cebola, milho, feijão e trigo, com este apoio, a produção vai aumentar”, disse Augusto Samutongue.

O agricultor Bernardo Manuel da cooperativa "Cacalanga", aldeia de Namalyongo, comuna da Catata, município da Caála, recebeu uma motocultivadora e garantiu que com esta máquina, a produção vai multiplicar e tudo vai fazer para conservar este meio de trabalho.

O facilitador das Escolas de Campo, na área de mecanização agrícola, Ernesto Semente, frisou que instruiu os membros das cooperativas, a forma como manusear as máquinas, para garantirem a manutenção das mesmas e para terem mais durabilidade.

Testemunharam o acto de entrega dos meios agrícolas, que aconteceu na quinta-feira,  a governadora provincial do Huambo Lotti Nolika, vice-governadores, administradores municipais, entidades eclesiásticas e tradicionais.

O Programa de Financiamento à Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar também vai abranger o Bié, numa acção que acontece hoje.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia