Sociedade

FAS forma supervisores dos ADECOS

Domiana N'jila| Huambo

Trinta e seis novos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), das províncias do Bié, Benguela e Huambo, concluíram, com êxito, o curso regional de formação de formadores e supervisores.

04/05/2024  Última atualização 10H20
Directora Chimuma de Oliveira © Fotografia por: Joaquim Armando | edições novembro | huambo

Numa iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), o curso teve a duração de 30 dias e abordou temas ligados a educação, saúde e o sector social. Depois da formação, os agentes vão trabalhar na mobilização das comunidades.

O administrador municipal do Huambo enalteceu,  durante o encerramento do curso, o gesto do FAS de continuar a trabalhar para fortalecer as comunidades nos mais variados níveis sociais.

Azevedo Cambiambia realçou a acção dos (ADECOS) na prevenção e resolução dos problemas e calamidades naturais, que as comunidades enfrentam em determinadas épocas do ano.

Os agentes comunitários, revelou, desempenham o papel de ligação entre as comunidades e a administração local, por trabalharem na sua formação e inclusão social das famílias, sobretudo em zonas de risco.

O responsável esclareceu que por meios desses agentes os gestores públicos têm informações ligadas aos problemas sociais, como a saúde, educação, produção agrícola, inundações, partos e outras vulnerabilidades.

"Por isso, a formação que hoje termina é de extrema importância. Estes formandos são agora um ponto de referência mais próximo à comunidade”, referiu.

A directora provincial do FAS no Huambo, Chimuma de Oliveira, disse que os formandos estão agora melhor preparados, para trabalharem nas comunidades e formar outros agentes.

Na formação que durou 30 dias, os ADECOS abordaram matérias sobre "Protecção social”, "Adesão ao acesso de transferências sociais comunitárias”, "Inclusão produtiva”, "Cuidados neonatais”, "Tratamento e gestão de casos de malária”, e "Microcrédito”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade