Regiões

Feira agropecuária no 105º aniversário da vila do Puri

Valter Gomes| Uíge

A realização de uma feira agropecuária, na qual os produtores locais evidenciaram as potencialidades agrícolas da região, marcou as festividades alusivas aos 105 anos da sede municipal do Puri, na província do Uíge.

19/02/2024  Última atualização 10H00
Vista parcial da sede municipal da Vila do Puri na província do Uíge © Fotografia por: DR

A feira, que encerra hoje, contou com a presença de mais de 150 expositores, entre produtores agrícolas e comerciantes, que apresentaram vários produtos alimentares, com destaque para a mandioca, cana-de-açúcar, batata-doce, ginguba, milho, feijão, arroz, cacusso e outros.

Durante os três dias de festa, foram realizadas, igualmente, várias actividades de índole cultural e desportiva. A administradora municipal do Puri, Silvina Figueiredo, disse que o município tem vindo a crescer, nos últimos tempos, nos domínios social e económico, fruto da execução de várias acções gizadas com o propósito único de garantir os serviços sociais básicos às populações.

Entre as acções executadas, Silvina Figueiredo destacou a asfaltagem das ruas da sede municipal, a construção de novas escolas e unidades sanitárias, instalação de sistemas de abastecimento de água, energia eléctrica, bem como a reabilitação de algumas vias terciárias, sobretudo às que dão acesso às zonas de produção agrícola. A administradora fez saber ainda que no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), o Púri beneficiou de 15 novos projectos, que começam a ser executados em breve.

Silvina Figueiredo esclareceu que a prioridade recai nos projectos de alargamento do sistema de distribuição de água potável, construção de novas salas de aula, melhoria do saneamento básico, bem como no apoio à produção agrícola.

Localizado a 90 quilómetros da cidade do Uíge, capital da província, o município do Puri é composto por mais de 60 aldeias e uma população estimada em 49.145 habitantes, na sua maioria camponeses.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões