Mundo

Fenómeno El Niño provoca crises na Zâmbia e MalaWi

O fenómeno meteorológico El Niño provocou a pior seca em duas décadas na Zâmbia e inundações que deslocaram milhares de pessoas no Malawi, disse, sábado, a Organização Não-Governamental (ONG) Save the Children.

17/03/2024  Última atualização 11H28
© Fotografia por: DR

Durante sete semanas consecutivas não choveu na Zâmbia, em plena estação das chuvas, devido a isso "quase metade da área plantada do país foi destruída", de acordo com o Presidente zambiano, citado pela Save the Children.

No vizinho Malawi, as fortes chuvas que caíram na região Central do país causaram a morte de seis pessoas a semana passada, incluindo duas crianças, depois de as suas casas terem sido arrastadas por inundações fortes, comunicou a ONG. "As chuvas intensas causaram inundações generalizadas e desalojaram mais de 14.000 pessoas no distrito de Nkhotakota", referiu.

Segundo a Organização Não Governamental Save the Children, as chuvas destruíram, também, estradas, infra-estruturas, e devastaram "as mesmas comunidades que foram fortemente afectadas pelo ciclone Freddy no ano passado". 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo