Cultura

Festas do Mar atraem mais turistas à província do Namibe

João Upale | Moçâmedes

Jornalista

Mais de 200 expositores, entre artesãos, comerciantes e artistas participam, desde sábado, em Moçâmedes, na província do Namibe, na edição deste ano, das Festas do Mar, que têm servido de atracção para muitos turistas nacionais e estrangeiros.

12/03/2024  Última atualização 11H05
Governador Archer Mangueira procedeu ao corte da fita © Fotografia por: Irineu Cola | Edições Novembro

O evento, que decorre até ao próximo dia 7 de Abril, garante proporcionar aos participantes vários momentos de lazer, como concertos, confraternização, exibição de filmes e jogos.

As Festas do mar oferecem, igualmente, aos turistas que escalarem a região, oportunidades de desfrutarem do potencial turístico da província.

Quanto à exposição, o cenário é deslumbrante, a julgar pelas inovações feitas em relação às edições anteriores, com destaque para a "Praça da Comida”, que agora conta com serviços de balneários, higiene, vendas de roupas e artefactos locais, bem como com a presença de empresas públicas e privadas.

A organização do evento garantiu ter feito um bom alinhamento das actividades, como por exemplo, dos torneios de voleibol, futebol de praia, corridas de motas aquáticas e concursos de construções na areia.

A zona designada "Praça da Cultura” dispõe de um palco, que serve para dar voz aos artistas emergentes.

Quanto aos espectáculos culturais, as Festas do Mar, segundo a vice-governadora do Namibe para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Ema Samali da Silva, ainda estão por confirmar a presença de alguns artistas, entretanto, promete surpresas quanto aos artistas infantis. Ema Samali da Silva garantiu que o Governo local está a fazer de tudo para proporcionar aos convivas uma festa com qualidade.

"Sabendo que é um período de muita movimentação de pessoas, precisamos, também, ter um cuidado redobrado em termos de segurança pública nestes locais”, disse o governante, tendo apelado aos convivas a viverem o momento com muita responsabilidade.

A abertura das Festas do Mar, este ano, foram feitas pelo governador da província do Namibe, Archer Mangueira, tendo feito, de seguida, uma visita guiada aos espaços das exposições.

O governante disse, à imprensa, na ocasião, que as Festas do Mar são uma tradição na província e consegue congregar novos serviços e produtos, numa referenciada oportunidade de os empresários, expositores da cultura e dos serviços técnicos poderem colocar à disposição da sociedade vários produtos.

"Com esta actividade pretendemos também promover o turismo a nível local, almeja-se mostrar aos visitantes o quão bela é a província do Namibe”, disse.

 

Missa de Acção de Graças

A abertura das Festas do Mar foi precedida de uma missa de Acção de Graças, que decorreu na Marginal de Moçâmedes, a escassos metros da Feira, tendo culminado com o acto de oferenda ao Mar de bens alimentícios, como símbolo de gratificação, segundo os hábitos e costumes da Igreja Católica naquela zona.

Durante a homilia, o vigário geral da Diocese do Namibe, o padre João Baptista Molongongo, lançou um desafio aos fiéis para que cada um doa se um pouco de si em prol do desenvolvimento da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura