Cultura

Filme “One Love” leva mensagem do Rei do reggae às novas gerações

A família de Bob Marley espera que um novo filme biográfico sobre o cantor, que popularizou o reggae, com as suas músicas cativantes e letras espirituais e socialmente conscientes, ajude a reviver o seu legado.

06/02/2024  Última atualização 10H51
© Fotografia por: DR

"Bob Marley: One Love” é produzido pela sua esposa Rita Marley e os filhos Ziggy e Cedella e tem produção executiva de Brad Pitt. Realizado pelo cineasta Reinaldo Marcus Green, de "King Richard: Criando Campeãs”, o filme mostra os actores britânicos Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch a assumirem o desafio de dar vida a Bob e Rita Marley no ecrã.

"Foi feito principalmente para divulgar mais a mensagem dele, para colocar a mensagem num meio diferente, o cinema, para alcançar outra geração”, disse à CCB Ziggy Marley ao assistir à estreia do filme em Londres, no passado dia 30 de Janeiro. "One Love é algo positivo no mundo. É disso que se trata, da mensagem.” Marley, cujos sucessos com The Wailers incluem "No Woman, No Cry”, "Jamming”, "Get Up, Stand Up”, "Redemption Song” e "I Shot the Sheriff”, nasceu na Jamaica em 1945. Ele morreu de cancro em 1981, aos 36 anos.

O filme começa em Kingston, em 1976, com Marley planeando um concerto pela paz em resposta às profundas divisões políticas e à violência. O músico muda-se para Londres, depois que ele e Rita sobreviveram a uma tentativa de assassinato e grava o álbum de sucesso "Exodus”. Imagens que retratam o passado oferecem uma visão da infância e da juventude de Marley.

Ben-Adir, que interpretou Malcolm X em "Uma Noite em Miami” e Barack Obama em "The Comey Rule”, preparou-se para interpretar Marley, enquanto estava a gravar o filme "Barbie”, no qual ele apareceu como um dos Kens. Dominar os trejeitos e a linguagem de Marley não foi uma tarefa fácil, disse o actor de 37 anos.

"Tudo isso, a linguagem, a música, encontrar a verdadeira vulnerabilidade de Bob. Ele era um homem duro e um cavalheiro. Ele tinha muitas cores”, afirmou.

"Eu não toco música, então tive que aprender tudo sobre música. Havia muito o que fazer e, quando eu estava em um intervalo, comecei a trabalhar na Mojo Dojo Casa.”

"Bob Marley: One Love”, segundo o comunicado de imprensa, "celebra a vida e a música de um ícone que inspirou gerações, com a sua mensagem de amor e unidade”, debruçando-se sobre "as adversidades da sua jornada, que originaram a sua música revolucionária”.

O filme biográfico tem a direcção do norte-americano Reinaldo Marcus Green (de "Monsters and Men” e "King Richard: Para Além do Jogo”) e conta também no elenco com James Norton, que dá vida ao produtor Chris Blackwell, Michael Gandolfini e Nadine Marshall. A banda sonora esteve a cargo do compositor e pianista Kris Bowers, que já tinha colaborado com Marcus Green nos filmes referidos acima e criado música para "Green Book” e "Respect”, ‘biopic’ de Aretha Franklin.

Bob Marley é considerado o rei do reggae e um dos principais divulgadores do Movimento Rasta. Nasceu aos 6 de Fevereiro de 1945 e morreu aos 11 de Maio de 1981. A sua música continua a influenciar milhares de pessoas, sendo a primeira estrela do terceiro mundo que elevou a Jamaica na rota da indústria musical internacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura