Cultura

Filme sobre autismo narra dramas familiares

Victória Ferreira

“Íris - o mergulho no mundo dos autistas” é o título do filme de produção nacional, que estreou na sexta-feira, no Cine Fortaleza, em Luanda.

16/04/2024  Última atualização 09H35
© Fotografia por: DR

O drama é baseado na história da mãe de um adolescente autista, uma situação vivida por muitas famílias.

A película foi ainda exibida no sábado e domingo, e volta a estar em cartaz este fim-de-semana, nas províncias de Benguela, no Huambo e Lubango.

"O filme retrata a mudança de 360º que tive de refazer na minha vida, após conhecer o diagnóstico do meu filho, hoje com 17 anos, por isso se denomina o mergulho no mundo dos autistas”, disse Íris André, a protagonista.

No drama Íris André conta a sua própria história e interpreta Delma Francisco, uma mulher de 35 anos, formada em Comunicação Social, casada, mãe de dois filhos, que vive uma crise na relação porque o marido não aceita o diagnóstico do filho, levando-a ao desespero, tendo de mudar a sua rotina de forma drástica.

Incompreendida pela sociedade, Íris procura soluções e com uma amiga criam um centro de aconselhamento para apoiar crianças com autismo e outras patologias.

Tal como na vida real, Íris precisou primeiro de entender sobre o autismo, convivendo com esta condição, o que a levou a criar uma instituição para ajudar a cuidar de outras crianças.

Íris André faz parte da organização Coração Azul, uma instituição vocacionada ao apoio de pessoas portadoras de perturbações do espectro autista.

"Nós não só trabalhamos com as crianças, mas apoiámos mães que necessitam de suporte, após o diagnóstico do filho com autismo, e nessa abordagem temos acesso a muita informação de como as pessoas vivem com o autismo”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura