Sociedade

Fisioterapeutas defendem valorização da profissão

Alberto Quiluta

Jornalista

A presidente da Associação Nacional dos Fisioterapeutas de Angola (ANFA) defendeu, sábado, em Luanda, mais reconhecimento e valorização dos profissionais da classe.

10/03/2024  Última atualização 08H31
Victória Fortunato anuncia acções futuras da associação © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Victória Fortunato fez o pronunciamento quando anunciava, ao Jornal de Angola, o II Encontro Nacional dos Fisioterapeutas de Angola, a realizar-se, amanhã, em Luanda, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.

Segundo a presidente da ANFA, o evento vai decorrer sob o lema "Pela Inclusão, Respeito e Preservação da Classe”, visando a união, maior orientação e reforço das responsabilidades no atendimento aos pacientes.

Vitória Fortunato deu a conhecer que os profissionais vivem diversas dificuldades, sobretudo na fase dos concursos públicos, acrescentando que muitas unidades sanitárias ainda não têm salas de fisioterapia.

"Não se admite que um fisioterapeuta seja obrigado a exercer uma outra profissão por não existirem áreas de fisioterapia em várias unidades sanitárias”, referiu.

A ANFA, explicou, realiza, nos dias 12 e 13 do corrente mês, depois do encontro Nacional, em Luanda, seminários e consultas de reabilitação nas comunidades.

A Associação Nacional dos Fisioterapeutas de Angola conta, em todo o país, com 2.870 membros, dos quais 1.200 são técnicos médios.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade