Sociedade

Formação de jovens deve ser colocada na agenda de prioridades

Nádia Dembene

Jornalista

A capacitação dos jovens é a chave para o desenvolvimento da indústria espacial em África, manifestou, ontem, em Luanda, a chefe do Departamento de Formação e Cooperação de Marrocos.

06/04/2024  Última atualização 11H45
Amal Layachi partilhou no evento experiências de Marrocos © Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
Amal Layachi manifestou este interesse no encerramento da III edição do Newspace Africa-2024.

A académica considerou fundamental o desenvolvimento de capacidades  para a integração sustentável espacial do continente.

"A Agência Espacial Africana fez disso uma das prioridades, e são esses eixos que constituem o sistema espacial africano sustentável”, afirmou.

Para a especialista, o Centro de Formação em Tecnologia Espacial de Marrocos, criado em 2021, está a desenvolver actividades de reforço e de capacitação extensiva de jovens locais em matérias ligadas à tecnologia.

Amal Layachi disse ser uma pretensão fazer do sector de observação da Terra e uso das imagens e tecnologias de informação os maiores instrumentos para a gestão do Ghana.

A professora Associada de Física da Universidade do Ghana Nana Ama Klutse apontou que a questão da educação deve ser mais holística. "Precisamos ser mais abrangentes nas nossas abordagens em questões de competências, infra-estruturas, conhecimento e parcerias no domínio espacial” apontou.

Afirmou que a Universidade do Ghana é uma das líderes em África, por dispor de um programa abrangente, virado para o desenvolvimento de capacitação, com as componentes científicas e de pesquisa, com envolvimento da sociedade.

"Já estamos a formar peritos em Física, Teledetecção, Astronomia, Dinâmica Populacional, Estudo sobre Migração e várias áreas ligadas à indústria espacial”, disse, adiantando que o Marrocos criou parceria com o Instituto de Ciência Espacial do Ghana, com o objectivo de desenvolver programas académicos voltados ao espaço

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade