Cultura

Fotógrafo Luís Damião quer passar experiência da arte nas crianças

Armindo Canda

Jornalista

O fotógrafo Luís Damião manifestou, na Quarta-feira, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, o interesse de passar experiências das técnicas de fotografar as crianças. O compromisso foi assumido durante uma tertúlia sobre a sua exposição “Natureza Viciada”.

02/02/2024  Última atualização 11H45
Debate foi bastante concorrido durante duas horas © Fotografia por: DR

Luís Damião disse que pretende, doravante, partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, como forma de deixar um legado positivo às novas gerações. O fotógrafo referiu que pretende construir um centro de formação artístico para passar a experiência aos mais novos.

Na perspectiva de Luís Damião, preservar o meio ambiente "é como salvar vidas”, e apelou os artistas a denunciarem  comportamentos que prejudiquem o ambiente, por via dos seus trabalhos.

O fotógrafo durante a tertúlia falou do significado da obra "Pena de Morte”, que retrata a importância da reciclagem dos plásticos e alumínios. A mesma preocupação do pintor e fotógrafo reflecte -se no quadro "Catadores de Lixo”.

Questionado sobre os materiais que usa para a produção das obras, Luís Damião respondeu que utiliza muito materiais como a madeira, vidro, plástico, sarapeira, chapas, tecidos, uma experiência que tem resultado e pretende continuar a trabalhar em coisas inovadoras.

O ambientalista Zidane Miranda felicitou a iniciativa, tendo acrescentado que existe uma simbiose entre a arte e o meio ambiente. "O artista aproveitou a arte para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de cuidarmos melhor do meio ambiente.”

Por via da fotografia, sublinhou Luís Damião, promove-se a preservação do meio de forma visível e leva-se a reflexão profunda sobre o impacto da actividade humana, para um maior equilíbrio do ecossistema global.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura