Mundo

França, Alemanha e Polónia acertam passos

França, Alemanha e Polónia estão a trabalhar num mecanismo de resposta às tentativas de interferência russa, sobre o qual darão detalhes no final da reunião dos seus ministros dos Negócios Estrangeiros, na segunda-feira, em Saint Cloud, nos arredores de Paris, em França.

12/02/2024  Última atualização 12H03
Donald Tusk, Olaf Sholz e Emmanuel Macron concertam posições © Fotografia por: DR

As fontes diplomáticas francesas explicaram que ficou claro que a vontade da Rússia é atacar as democracias e utiliza vários meios para o fazer, como robôs informáticos, operações de compra de políticos ou campanhas de desinformação.

A reunião dos chefes das diplomacias francesa, Stéphane Sejourné, alemã, Annalena Baerbock, e polaca, Radoslav Sikorski, tem como principal objectivo "a luta contra a interferência estrangeira" através de um mecanismo comum de alerta e resposta.

Os três ministros, também têm uma série de questões de segurança e paz na sua agenda, entre as quais o foco recai sobre como "ajudar a Ucrânia a vencer a guerra e a Rússia a perdê-la", segundo as mesmas fontes.

O que inclui a forma de materializar a ajuda no domínio militar, depois de a cimeira extraordinária da União Europeia, no passado dia  1 de Fevereiro, ter acordado um pacote de 50 mil milhões de euros para o período 2024-2027.

Em particular, envolve o estabelecimento de aquisições conjuntas para as quais estão a ser considerados diferentes mecanismos, incluindo uma emissão conjunta de dívida pela União Europeia (UE).

Dadas as possíveis suspeitas que esta ideia poderia levantar na Polónia uma alegada rivalidade da política de defesa europeia com os Estados Unidos, que considera o verdadeiro pilar da sua defesa contra a Rússia, a França tenta tranquilizar Varsóvia.

Pouco antes da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, o Presidente francês, Emmanuel Macron tem um almoço de trabalho no Palácio do Eliseu, em Paris,  com o Primeiro-Ministro polaco, Donald Tusk.

O argumento de Paris é que o fortalecimento da defesa europeia é o fortalecimento do "pilar europeu da NATO".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo