Mundo

França apoia Marrocos na autonomia do Saara

A França reiterou, terça-feira, o apoio "claro e constante" de Paris ao projecto marroquino de autonomia do Saara Ocidental e garantiu a vontade de fazer avançar a questão, indicou, em Rabat, o chefe da diplomacia francesa.

28/02/2024  Última atualização 11H57
Stéphane Séjourné, ministro dos Negócios Estrangeiros francês. © Fotografia por: DR

O Saara Ocidental, uma antiga colónia espanhola, é controlado na sua maior parte por Marrocos, mas é reivindicado pelo movimento de libertação sarauí Frente Polisário, apoiado pela Argélia. A ONU considera o Saara Ocidental um "território não autónomo". Instado pelos jornalistas a ser mais específico, o ministro francês afirmou que pretende "acompanhar o desenvolvimento" da região, "apoiando os esforços marroquinos".

Na visita a Marrocos, que visa relançar as relações bilaterais, após um período de arrefecimento, Stéphane Séjourné garantiu que Rabat pode contar com o apoio" de França.

"Esta é uma questão existencial para Marrocos. Sabemos disso", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, citado pela AFP durante uma conferência de imprensa ao lado do homólogo marroquino, Nasser Bourita.

"Marrocos pode contar com o apoio claro e constante da França ao projecto de autonomia. Já o dissemos antes e repeti-lo-ei hoje, talvez ainda com mais força: é tempo de avançar. Vou tratar pessoalmente de o fazer", referiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo