Regiões

Fundação Kissama protege elefantes em Cambambe

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

Um projecto de conservação de Elefantes-da-Floresta, numa zona situada entre Golungo Alto e Cambambe, na província do Cuanza-Norte, está a ser implementado, desde 2019, pela Fundação Kissama.

24/02/2024  Última atualização 14H10
Projecto vai determinar as zonas específicas dos elefantes © Fotografia por: DR
O principal objectivo do projecto é determinar as zonas de distribuição geográfica dos Elefantes-da-Floresta, fundamentalmente nas províncias do Bengo e do Cuanza-Norte.

Os trabalhos permitiram já a elaboração de um diagnóstico sobre a situação actual do animal, apontando soluções para garantir a conservação do seu habitat natural e a protecção do mamífero, bem como evitar a disputa de terras com o homem.

O governador provincial, João Diogo Gaspar, abordou, em Ndalatando, com representantes da Fundação Kissama, várias questões ligadas ao projecto, denominado Nzau, principalmente no que toca à protecção do animal, considerado o maior mamífero terrestre do mundo.

Durante o encontro, o governador do Cuanza-Norte elogiou a iniciativa e garantiu apoio institucional à ONG, para que consiga alcançar os objectivos preconizados em relação à criação das condições para a preservação da referida espécie, prevenindo, também, possíveis conflitos, devido aos prejuízos agrícolas e risco de vida de pessoas e animais.

A Fundação Kissama concretizou o Projecto Arca de Noé que consistiu na transladação de animais do Botswana e da África do Sul para o repovoamento de uma área especial de conservação de, aproximadamente, 10.000 hectares dentro do Parque Nacional da Quiçama.

Em 2018, com o apoio do "Projecto de Vida Selvagem do Okavango", da National Geographic e da Wild Bird Trust, a Fundação Kissama deu início ao Programa de Estágio em Biodiversidade para Futuros Jovens Pesquisadores e Gestores de Projectos.

A instituição angolana foi criada com o propósito de implementar projectos de conservação, gestão da biodiversidade e de educação ambiental, bem como promover acções que visam a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas do ambiente rural e urbano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões