Desporto

General Sá Miranda eleito presidente do 1º de Agosto

Jorge Neto

Jornalista

Com uma maioria de 85,5 por cento, o general Gouveia de Sá Miranda, candidato da Lista B, foi eleito sábado, o nono presidente de direcção do 1º de Agosto, com 2341 votos a favor, para o quadriénio 2024-2028, contra 388 do candidato da Lista A, Egas Viegas.

31/03/2024  Última atualização 08H10
General do Exército teve 85,5 por cento dos votos a favor contra 14,5 do concorrente Egas Viegas © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro

O novo presidente substitui o general Carlos Hendrick nos destinos do emblema militar, num pleito marcado pelas ausências do concorrente Egas Viegas, que manifestou a desistência por via das redes sociais, e de Carlos Hendrick desistente durante o percurso, em representação da Lista C.

A Comissão Eleitoral presidida por Pedro Neto, coadjuvado pelo secretário Paulo Madeira e o escrutinador N'gouabi Salvador, deram início ao processo como inicialmente marcado às 9h00 e término às 15h00, no Pavilhão Paulo Bunze, situado na Cidade Desportiva do clube militar.

No pleito, a Comissão Eleitoral registrou 28 votos em branco, 15 nulos, zero reclamações, tendo 2740 válidos. O presidente da Comissão Eleitoral, Pedro Neto, anunciou os resultados das Eleições cuja duração foi de seis horas.

"Pelos resultados apresentados, a Comissão Eleitoral proclama vencedor o candidato da Lista B, Gouveia João de Sá Miranda”, confirmou. Os sócios votantes foram essencialmente militares que ocorreram nas urnas por transportes privados, autocarros e viaturas das diferentes unidades. Gouveia de Sá Miranda manifestou a sua satisfação por se tornar no próximo presidente de direcção do clube rubro-negro.

"O momento de hoje é de alegria. Somos os vencedores. A nossa maior preocupação foi o lema utilizado no encerramento da nossa campanha 'saber ganhar'. Esse saber ganhar tem de ser permanente e é com trabalho”, salientou.

O novo líder da nação agostina destaca a forma que vai adoptar para inverter o actual momento económico vivenciado na agremiação.

"Vamos esticar a mão. Sujar os sapatos. Temos de fortalecer o respeito ao sócio, ao amigo do clube. Cumprir aquilo que defende a Lista B,'unir, renovar e fortalecer, rumo às vitórias. Isto não é para campanha, mas para a continuidade, desenvolvimento e potencialização do clube”, disse.

A campanha eleitoral iniciou no passado dia 27 de Março com a entrega das listas dos candidatos.

O novo presidente do 1º de Agosto toma posse a 8 de Abril, na sede do clube militar. Sá Miranda herdou um passivo financeiro avaliado em mais de 15 mil milhões de kwanzas, segundo os dados avançados na última Assembleia.

História do clube

Fundado a 1 de Agosto de 1977, primeiro no período pós-Independência, o emblema angolano conta com 47 anos de história. Aquando da criação, Santana André Pitra "Petroff” foi indigitado como primeiro presidente (1977-1979).

Mais tarde, Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy” (1979-1982), Henriques Teles Carreira "Iko” (1982 - 1988), Justino Fernandes (1988 - 1993), Mário Jorge Mello Xavier (1993 - 1999), Pedro Neto (1999 - 2007), Raul Hendric (2007-2011) e Carlos Hendrick (2011-2024) assumiram o cadeirão máximo.

Desde a origem, o emblema angolano assume-se forte, dinâmico e mobilizador, com características ecléticas, e despertou logo o interesse de vários atletas, técnicos e dirigentes de referência para a prática do desporto de alta competição em várias modalidades.

Agostinho Neto, primeiro Presidente da República, é o número um da lista dos cinco sócios de ouro, ao lado de Henrique Teles Carreira "Iko”, João Luís Neto "Xietu”, António dos Santos França "Ndalu” e David António Moisés "Ndozi”.

Entre os primeiros sócios de ouro do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, apenas dois, França Ndalu e Xietu estão vivos.

Futebol, basquetebol, andebol, atletismo, atletismo, de xadrez, natação, canoagem, tiro aos pratos, judo, taekwando, pesca desportiva, ténis e karaté são as modalidades movimentadas no clube, as três primeiras são tidas como coqueluche, por mais projectaram imagem do 1º de Agosto. Recentemente foi extinto o voleibol e hóquei em patins.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto