Sociedade

Governador de Luanda solicita apoio para jovens de lares de acolhimento

António Cristóvão

Jornalista

O governador provincial de Luanda, Manuel Homem, pediu, ontem, no distrito urbano do Benfica, município de Talatona, apoio de empresas públicas e privadas para o programa de inserção de jovens dos lares de acolhimento da capital do país no mercado de trabalho.

16/03/2024  Última atualização 11H35
O programa prevê incluir adolescentes de ambos os sexos, de vários centros da capital do país © Fotografia por: DR

O dirigente falava após o acto de assinatura do acordo de cooperação para a oferta de estágios remunerados a jovens de lares de acolhimento, rubricado entre o Governo Provincial de Luanda (GPL), Fundação Arte e Cultura (FAC) e o Grupo Africell. 

"Este é o caminho que queremos continuar com as empresas e com todos os agentes da sociedade, que entendem que esta parceria pode resultar em sucesso para as pessoas mais vulneráveis”, disse o governante, que se manifestou preocupado com a escassez de auxílio de empresas públicas e privadas sediadas na capital do país.

A implementação do projecto "Caminho para a vida II”, explicou Manuel Homem, permitiu, com o suporte do Grupo Mitrelli Angola, colocar alguns jovens no mercado de trabalho. Este programa, disse o dirigente do GPL, inclui adolescentes, em ambos os sexos, de vários Centros de Acolhimento da província, seleccionados para um processo de formação, preparação e estágios para evidenciarem as suas habilidades.     

Manuel Homem deu a conhecer que, no ano passado, foram formados 25 adolescentes na Academia do Empreendedor de Luanda (AEL), no âmbito do programa "Caminho para a Vida II”.

Para o governador, o apoio das instituições públicas e privadas aos lares de acolhimento seria importante para promover a cidadania e a solidariedade na província de Luanda.  

Acordo de cooperação

A directora provincial de Luanda do Gabinete de Acção Social, Família e Igualdade do Género (GASFIG), Olga André, assinou o protocolo pelo GPL, enquanto a representante da Fundação Arte e Cultura (FAC), Naama Margalit, e o director-executivo e fundador do Grupo Africell, Ziad Dalloul, rubricaram o documento pelas respectivas instituições.

Antes, na mesma cerimónia, cinco jovens do Lar Kuzola receberam certificados de participação nos cursos, ministrados na AEL.

Segundo o acordo, o projecto "Caminho do Bem III” oferece cursos profissionais em várias áreas, com alta requisição no mercado de trabalho. Após a conclusão, os adolescentes vão beneficiar de estágio remunerado e oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, através do Grupo Africell.

Os jovens terão, também, um acompanhamento social da Fundação Arte e Cultura durante a fase de formação profissional, com apoio psicológico, orientação profissional e outros serviços.   

Segundo a directora da Academia do Empreendedor de Luanda, Sandra Batalha, a instituição ministra os cursos de Designer Gráfico, Corte e Costura, Língua Inglesa, Gestão Financeira, Pastelaria, Culinária, Atendimento ao Público, Gestão de Stock, Decoração de Eventos, Edição de Vídeos, Excel Avançado, Gestão de Micro e Pequenos Negócios, Gestão de Empresas, Cabeleireiro, Contabilidade Informatizada, Informática, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade