Sociedade

Governo de Luanda faz aposta na limpeza

António Cristóvão

Jornalista

Mais de 700 novos meios técnicos para o serviço público de manutenção do sistema de limpeza e saneamento da capital do país foram entregues, quinta-feira, na Marginal, pelo governador provincial de Luanda, à Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal).

09/02/2024  Última atualização 10H59
Novos meios técnicos vão ajudar no serviço público de manutenção do sistema de limpeza © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
O equipamento é constituído por 84 camiões compactadores, vulgarmente conhecidos como carros de lixo, três de sucção de água, seis multibennes, 12 roll-offs, assim como 500 contentores de 5 metros cúbicos, 90 contentores de 12 metros cúbicos e cinco retroescavadoras.

Na cerimónia de entrega dos meios, realizada na Baía de Luanda, o governador reconheceu que o serviço público de limpeza e saneamento básico da província ainda é deficiente para garantir melhor qualidade de vida à população.

 "O serviço que prestamos às zonas suburbanas ainda é deficiente. Logo, neste lote, priorizamos, também, a capacitação da empresa, com equipamentos qualificados, para que possamos ter meios nessas zonas e garantir um melhor serviço”, disse.

O programa de entrega dos meios técnicos à Elisal, garantiu, vai ser feito até ao final do ano.  "Há meios a chegarem, em função da disponibilidade financeira”, esclareceu. Relembrado sobre as embarcações para a limpeza na orla marítima da província, Manuel Homem garantiu que a chegada destes meios ao país está prevista para antes do final de Março. "Os barcos são, igualmente, uma solução. Neste trimestre, teremos estes meios disponíveis”, realçou.

De acordo com os dados do Governo Provincial de Luanda (GPL), a primeira fase de entrega de meios técnicos para a melhoria do serviço de qualidade do sistema de limpeza, saneamento para a estabilidade da saúde pública em Luanda começou no dia 11 de Outubro de 2022.

Em relação à destruição dos meios e equipamentos públicos, Manuel Homem apelou aos munícipes da província de Luanda para a mudança de conduta cívica. "A vandalização dos meios é sempre uma preocupação e temos estado a trabalhar com a população e a Polícia Nacional, no sentido de termos consciência da preservação destes meios, importantes para todos”, ressaltou.

Meios técnicos

O camião roll-off, traduzido literalmente do inglês é, geralmente, caracterizado por ter um contentor-depósito aberto, projectado especificamente para ser transportado por estes camiões, enquanto os multibennes são basculantes que fazem o transporte de resíduos urbanos em contentores do tipo multibennes.

Antes da entrega dos meios técnicos, o chefe de Departamento de Contratação Pública do GPL, Domingos Lohenda, e o presidente do Conselho de Administração da Elisal, Gonçalves Imperial, assinaram o termo de entrega e recepção dos equipamentos para a manutenção do sistema de limpeza e saneamento básico de Luanda.

Formação

Um grupo de 20 funcionários da Elisal estão a beneficiar de uma formação no Dubai, para pessoal navegante, anunciou, ontem, o presidente do Conselho de Administração da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda, Gonçalves Imperial. "Está em curso a formação do pessoal que vai navegar. Acredito que até final de Abril estarão a navegar e a proceder à limpeza do mar”, informou.

Pontes-cais

Seis pontes-cais vão ser construídas pelo Governo Provincial de Luanda (GPL) ao longo da orla marítima da capital do país, revelou, ontem, o presidente do Conselho de Administração da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal).

Gonçalves Imperial informou o facto à imprensa, sem anunciar a data de início da empreitada. "Há um programa de construção de seis pontes-cais, que ainda não começou, para permitir a atracagem de barcos”, declarou.

Os resíduos, esclareceu, são provenientes do continente e vão para o mar. "Mas com os barcos vão ser recolhidos e levados para o aterro sanitário”, explicou, acrescentando que o GPL adquiriu no exterior do país, no ano passado, seis embarcações de limpeza da orla marítima.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade