Cultura

Governo do Cuanza-Norte garante apoios aos grupos

André Brandão | Ndalatando

O governador da província do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, encorajou, na cidade de Ndalatando, a juventude a continuar a exaltar os aspectectos sócio-culturais, durante a realização de cada edição do Carnaval local, para a preservação e valorização das tradições.

25/02/2024  Última atualização 09H10
Grupo União Chá de Caxinde venceu a última edição © Fotografia por: André Brandão | Edições Novembro

O governador mostrou-se satisfeito pelo facto dos jovens estarem cada vez mais envolvidos no espírito do Entrudo. João Diogo Gaspar disse que os recintos de ensaios devem ser transformados em grandes oficinas para promover o auto-emprego, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Segundo o governador, é com o espírito inovador e de transmissão de conhecimento que "vamos continuar a preservar as tradições dos povos”. Felicitou os grandes avanços que têm sido registados nos grupos carnavalescos e garantiu maiores apoios nas próximas edições.

O director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos no Cuanza-Norte, Emir Francisco Pedro, assegurou que no quadro do PIDLCP estão em curso vários projectos de fomento do autoemprego, sobretudo para apoiar as iniciativas dos jovens empreendedores no domínio das artes.

Para o cidadão Mateus do Nascimento, 51 anos, a aposta na formação dos grupos carnavalescos e da massificação das artes locais deve ser um dos aspectos fundamentais para o próprio crescimento e melhoria das actividades culturais e artísticas.

Como exemplo, citou o caso das artes cénicas, em particular o teatro, que precisa de uma nova dinamização. "O teatro está a ser pouco explorado pelos grupos locais, que precisam de mais formação e organização interna”, indicou

O grupo carnavalesco União Chá de Caxinde sagrou-se vencedor da edição 2024 do Carnaval da classe de adultos na província do Cuanza-Norte, com 918 pontos. Arrebatou, igualmente, as categorias de melhor comandante e rainha com 237 e 179 pontos, respectivamente.

O segundo lugar ficou com o grupo Kinga Kifikile, de Cambambe, com 816 pontos, enquanto o grupo Associados da Camundai ficou em terceiro lugar com 724 pontos. Nesta edição concorreram 11 grupos carnavalescos e três grupos de animação. O primeiro classificado recebeu dois milhões e quinhentos mil kwanzas. O segundo classificado recebeu um milhão e seiscentos mil kwanzas e o terceiro um milhão e quatrocentos mil kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura