Sociedade

Governo pretende elevar Floresta de Cumbira à Reserva Comunitária

Carlos Bastos e Casimiro José | Sumbe

Jornalista

O Governo do Cuanza-Sul pretende elevar a floresta de Cumbira à categoria de Reserva Parcial ou Comunitária, pela diversidade de espécies de aves como o Bico-Longo-de-Angola e o Picasso, informou, ontem, o vice-governador para área Técnica e Infra-Estruturas.

10/02/2024  Última atualização 09H15
Turaco-de-Crista-Vermelha é uma das espécies raras de aves que só existe em Angola e necessitam da preservação para evitar a extinção © Fotografia por: Edições Novembro
Heitor Alfredo adiantou que, além deste projecto, o Governo local pretende, também, fazer um levantamento da população de hipopótamos, nos municípios do Ebo, Cassongue e Cela, para melhor preservação da biodiversidade.

Para o vice-governador, é essencial reforçar o apelo aos diversos sectores da governação, sobre a necessidade de se adoptarem padrões de vida baseados no desenvolvimento sustentável, bem como promover a gestão equilibrada dos recursos naturais, fortalecer as autoridades locais e manter o equilíbrio dos ecossistemas.

"O meio ambiente é uma matéria institucional que tem levado o Governo a alertar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente e da exploração consciente dos recursos naturais”, disse.

Heitor Alfredo realçou que ter um ambiente sadio é um direito consagrado na Constituição da República e a Lei de Bases do Ambiente vem reforçar a obrigação da prática de políticas e actos tendentes à preservação do ambiente e da biodiversidade, à prevenção face a alterações climáticas, ao combate contra a desertificação e à avaliação dos impactos ambientais.

O director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Cuanza-Sul, Lunginge da Silva, disse que, hoje, das 1.159 espécies de aves catalogadas em Angola, 54 fazem parte da reserva da Cumbira, localizada nos municípios de Amboim, Conda e Seles.

Concurso

O município do Amboim foi distinguido, na quarta-feira, no Sumbe, como o mais limpo a nível do Cuanza-Sul, com 7,68 pontos da classificação geral, durante a IIIª edição do concurso de localidade mais limpa da província.

O concurso, iniciativa do Governo Provincial do Cuanza-Sul, com o objectivo de promover acções locais para a melhoria da higiene de cada localidade, consagrou, em segundo lugar, o município de Porto-Amboim, com 7,56 pontos, e em terceiro, o da Cela, com 7,25 pontos, seguido pela Quibala e Sumbe.

Dos municípios cujas sedes estão na categoria de Vilas, o do Seles sagrou-se em primeiro lugar, com 8,33 pontos, em segundo ficou a Quilenda, com 7,33 pontos, enquanto o terceiro lugar foi ocupado por Cassongue, com 7,71 pontos.

O município do Ebo ficou em quarto lugar e as posições seguintes foram ocupadas pelo Libolo (quarto lugar), Mussende (quinto) e Conda (sexto).

O secretário permanente do concurso "Município Limpo”, Lunginge da Silva, disse que a 3ª edição alcançou os efeitos desejados, com a classificação das localidades mais limpas nas duas categorias, entre Cidades e Vilas.

"Alcançamos os níveis desejados a nível da província, com o apuramento dos municípios mais limpos. Os requisitos necessários era ter um bom serviço de jardinagem e valorizar os espaços verdes, assim como manter a gestão de resíduos sólidos e realizar campanhas de limpeza, com envolvimento das comunidades”, explicou.

Na ocasião, o governador do Cuanza-Sul, Job Capapinha, reconheceu que a realização anual do concurso visa promover a higienização e a criatividade dos administradores, na senda do bem viver e da defesa do ambiente.

Objectivos

O concurso "Município Limpo” teve, também, como objectivo motivar os munícipes e as comunidades na limpeza, manutenção e conservação de espaços verdes, bem como na realização de campanhas comunitárias.

Este ano, concorreram doze municípios da província. O concurso procura incentivar as autoridades administrativas e a população, no sentido de adoptarem um conjunto de critérios relacionados com a valorização e tratamento de espaços verdes, saneamento básico, pinturas de lancis e principais faixas, além do ordenamento de ruas e gestão do lixo.

Palestra

Numa palestra realizada, na terça-feira, sobre "Estratégias de protecção do ambiente a nível global e nacional, defendendo a vida nas suas diversas formas”, promovida pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Cuanza-Sul, foi defendida a necessidade da mudança da consciência dos cidadãos e dos modelos de negócios, como factor decisivo para a preservação do meio ambiente.

Durante a palestra, o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Cuanza-Sul, Lunginge da Silva, destacou os esforços tendentes à promoção de medidas de defesa e protecção do ambiente, à luz do lema "Promover um Ambiente Sustentável em Angola é Valorizar a Vida”.

Na dissertação, Lunginge da Silva falou sobre a preservação da biodiversidade, a economia linear e circular, bem como a gestão dos resíduos. O orador defendeu, ainda, que a preservação da biodiversidade passa pela educação das crianças e pela sensibilização dos adultos sobre os cuidados a ter com os recursos naturais.

Além disso, defendeu a implementação de centros de valorização de resíduos, maior protecção de animais em vias de extinção, a criação de novas áreas de conservação ambiental e o reforço da rede de distribuição de água.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade